Loading

Pesquisar

SEGURANÇA

Novo programa vai integrar defesa do espaço aéreo brasileiro

Ministro Gilberto Kassab participou do lançamento de estratégia que engloba serviços de comunicações, defesa do espaço aéreo, monitoramento de fronteiras, proteção da Amazônia e da costa brasileira

02 de ago de 2018

O ministro Kassab: iniciativa torna o Brasil “um país cada vez mais seguro e dotado de melhores condições de desenvolvimento em múltiplos aspectos”

Edição: Scriptum

A implantação de vários sistemas que vão permitir o uso integrado do espaço nacional nas áreas civil e militar é o objetivo da nova edição do Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (Pese), lançado na quarta-feira (1) pelo Ministério da Defesa. O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, participou do lançamento e destacou que a iniciativa torna o Brasil “um país cada vez mais seguro e dotado de melhores condições de desenvolvimento em múltiplos aspectos”.

Kassab lembrou que o programa é um trabalho compartilhado por vários entes públicos, como a Aeronáutica e a Telebras, e engloba serviços como comunicações, defesa do espaço aéreo, monitoramento de fronteiras, proteção da Amazônia e gerenciamento da costa brasileira.

O Pese é gerenciado por uma comissão da Força Aérea Brasileira. A partir de 2020, devem ser lançados outros satélites, como o Carponis, para sensoriamento remoto óptico do território nacional, o SGDC-2, o Atticora, artefato de órbita baixa para comunicação tática, e o Lessonia para sensoriamento remoto radar.

Informações Partidárias

Notícias