SANEAMENTO

Obras beneficiarão 787 mil pessoas em Curitiba

O governador Ratinho Junior e o prefeito Rafael Greca anunciam investimentos no abastecimento de água da região metropolitana da capital paranaense

18 de jun de 2024

O prefeito Rafael Greca e o governador Ratinho Junior anunciam investimentos

Edição Scriptum com Prefeitura de Curitiba

O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), e o prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PSD), anunciaram na segunda-feira (17) um novo plano de investimentos que aplicará R$ 539 milhões em obras de abastecimento de água e esgotamento sanitário na região metropolitana da capital. As ações vão beneficiar diretamente 787 mil pessoas.

Na mesma cerimônia, Prefeitura e Governo do Estado celebraram parcerias para expansão do programa de pavimentação da cidade e a reforma da Praça Bento Munhoz da Rocha Neto, no bairro Guaíra.

Acompanhado do vice-prefeito Eduardo Pimentel (PSD), Greca destacou o fato de o novo plano de investimentos permitir um passo decisivo para transformar Curitiba e sua região metropolitana. “Água limpa e água pura, esse é o momento de redenção que estamos vivendo”, disse emocionado o prefeito.

“Nossa grande Curitiba e região estão recebendo mais de R$ 500 milhões para zerar o efluente de esgoto sanitário na cidade mais inteligente do Brasil e do mundo. Superamos a marca de 98,8% de esgoto sanitário coletado e tratado para chegarmos a uma Curitiba com tudo limpo e 100% saneada”, disse Greca.

Por sua vez, Eduardo Pimentel destacou que “as obras vão elevar a qualidade de vida dos nossos cidadãos e servirão também para impulsionar a economia local, gerando milhares de empregos diretos e indiretos”l. Ele ressaltou ainda a importância do anúncio: “Curitiba recebe em um único dia mais de meio bilhão para investir em obras que farão com que as pessoas vivam melhor. Isso é fruto da paz política entre município e Estado, resultado da forma de se governar”, reforçou Eduardo Pimentel.

De acordo com o governador Ratinho Júnior, o Paraná, que já conta com 83% de saneamento básico, terá o índice ampliado a partir do novo plano de investimento. “Até 2027 seremos o primeiro Estado do país com universalização do saneamento básico e com 100% do esgoto tratado, devolvendo aos nossos rios água limpa, de qualidade. E Curitiba já é um marco disso”, disse o governador.

Abastecimento

Dos R$ 539 milhões destinados ao saneamento, R$ 191,2 milhões serão investidos na melhoria do Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Curitiba e da Região Metropolitana de Curitiba (Saic). O montante será aplicado na implantação de redes, reservatórios e em equipamentos de controle para garantir o abastecimento adequado para a população.

O restante, R$ 348,2 milhões, será destinado à ampliação e melhoria da estação de tratamento de esgoto (ETE) CIC Xisto, que faz parte do sistema de esgotamento sanitário de Curitiba. A obra vai melhorar a qualidade do efluente e, consequentemente, da água do Rio Iguaçu.