TECNOLOGIA

País precisa criar infraestrutura para carro sem motorista

Audiência pública na Câmara discute adequação de estradas e sinalização. Para o deputado Hugo Leal (PSD-RJ), “antes de discutir o processo tecnológico, precisamos analisar a infraestrutura das vias”

28 de maio de 2018

Hugo Leal foi autor do requerimento de audiência pública realizada na Comissão de Viação e Transporte (CVT) da Câmara

Edição: Scriptum

Automóveis que circulam sem motoristas estão em fase avançada de testes nos Estados Unidos e podem se transformar em realidade dentro de poucos anos. Para o Brasil, esse pode ser o momento para se começar a pensar sobre a adequação das estradas e sinalizações aos veículos autônomos e semiautônomos, para que eles se tornem efetivamente viáveis no Brasil.

A opinião é do deputado federal Hugo Leal (PSD-RJ), autor do requerimento de audiência pública realizada no dia 22 na Comissão de Viação e Transporte (CVT) da Câmara, para tratar do tema. “Antes de discutir o processo tecnológico, precisamos analisar a infraestrutura das vias”, destacou Hugo Leal.

Para Luiz Otávio Maciel Miranda, um dos palestrantes e membro do Fórum Global da Organização das Nações Unidas para a Segurança Viária, é preciso pensar em regulação. “Esta é uma grande oportunidade para o Brasil criar um marco regulatório. Nosso país já é o único da América Latina e Caribe a fazer parte do fórum da ONU. Agora precisamos ser ousados e criar uma política nacional de automação veicular”.

Esses veículos possuem sistema computacional com sensores que permitem serem conduzidos sem motoristas. O professor do projeto Veículo Autônomo, da Universidade Federal do Espírito Santos (UFES), Alberto Ferreira de Souza, é um dos pesquisadores que desenvolveu o carro chamado Iara. “Embora a tecnologia seja de ponta, ainda precisamos melhorar para que o computador fique mais inteligente.”

O coordenador-geral de Desenvolvimento e Inovação em Tecnologias Setoriais do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Eduardo Soriano Lousada, saudou a todos em nome do ministro Gilberto Kassab. Ele apresentou alguns modelos internacionais de automação. “Os sistemas autônomos já estão inseridos na nossa sociedade”, destacou.

“A autuação e fiscalização desses automotivos devem ser previstas em leis. Também existem itens de segurança previstos em portaria do Contran que precisam ser levadas em consideração. Já há um grupo de trabalho que se debruça sobre o assunto”, disse o analista de Infraestrutura, representando o Diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Daniel Mariz Tavares.