COMUNICAÇÃO

Para Kassab,“fake news atingem todos os brasileiros”

Em seminário promovido pela Abratel, o ministro disse que o Brasil precisa se preparar para enfrentar as fake news nas próximas eleições. “Todos são vítimas de notícias falsas”, disse

20 de jun de 2018

Edição: Scriptum

O Brasil precisa se preparar e criar instrumentos para enfrentar as fake news durante o período eleitoral. O alerta foi feito pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, nesta quarta-feira (20), durante sua participação no seminário “O Impacto Social, Político e Econômico das Fake News”, promovido pela Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel), em Brasília. O evento também teve a presença do presidente da República, Michel Temer, e do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luis Fux.

De acordo com o ministro, “hoje a questão das fake news atinge todos os brasileiros, não só os eleitores. Todos são vítimas de notícias falsas”. Para ele, o seminário da Abratel é um passo importante na busca de soluções para combater o problema. “A contribuição dos meios de comunicação é fundamental”, disse o ministro.

Kassab também destacou a atuação do TSE para enfrentar os impactos das notícias falsas nas próximas eleições. “Somos solidários e queremos trazer nosso apoio como governo, como partido e como eleitor.”

A Secretaria de Políticas Digitais (Sepod) do MCTIC já sugeriu ao TSE a adoção de algumas medidas que podem contribuir para evitar a disseminação de fake news nas eleições de 2018.

Na abertura do seminário, o presidente do TSE, ministro Luiz Fux, afirmou que o tribunal está municiado para enfrentar as notícias falsas durante o período eleitoral e vai atuar mais preventivamente do que repressivamente. “Contamos com o apoio dos mais importantes segmentos na prevenção e repressão das fake news”, garantiu Fux, ao citar o trabalho colaborativo com órgãos do governo, Polícia Federal, Ministério Público Federal, além de partidos políticos e profissionais de marketing que vão atuar na campanha.

Presidente da Abratel, Márcio Novaes destacou importância do jornalismo profissional no combate às notícias falsas

De acordo com o presidente do TSE, as fake news poluem o ambiente democrático e causam um dano irreparável. “Queremos que a sociedade brasileira, nestas eleições, dê uma demonstração de ética, de moralidade e de voto consciente, que se baseia na lisura informacional.”

O presidente Michel Temer reforçou a importância de assegurar a liberdade de informação e de imprensa, como assegura a Constituição Federal. “O trabalho da imprensa ganha cada vez mais peso diante do desafio das notícias falsas”. Para Temer, as pessoas ainda recorrem à imprensa escrita, ao rádio e à televisão para conferir a credibilidade dos fatos divulgados pela internet.

O presidente da Abratel, Márcio Novaes, destacou que o papel do jornalismo profissional e comprometido no combate às fake news nunca foi tão necessário, principalmente com a proximidade das eleições. “A melhor forma de combater esse fenômeno é com um jornalismo de credibilidade, sério, responsável e de qualidade.”