Loading

Pesquisar

MUNICÍPIOS

Para OMS, Maringá é ‘Cidade Amiga da Pessoa Idosa’

Os investimentos da gestão do prefeito de Maringá, Ulisses Maia (PSD), em políticas públicas que garantem saúde e qualidade de vida a idosos foram reconhecidos pela Organização Mundial da Saúde

27 de fev de 2024

Rafael Macri/Prefeitura de Maringá

Moradia adequada para idosos é uma das medidas adotadas pela gestão de Ulisses Maia

Edição Scriptum com Prefeitura de Maringá

Os investimentos da gestão do prefeito de Maringá, Ulisses Maia (PSD), em políticas públicas que garantem saúde, qualidade de vida e bem-estar aos idosos foram reconhecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), por meio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Maringá foi certificada como ′Cidade Amiga da Pessoa Idosa′ e passa a ser membro da Rede Global de Cidades e Comunidades Amigas dos Idosos. A conquista reconhece as iniciativas do município para criar ambientes amigáveis e promover o envelhecimento ativo e saudável.

Segundo a OMS, Maringá – cidade de 410 mil habitantes na região Norte do Paraná – apresenta “boas condições de renda, educação e longevidade da população” devido ao alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), de 0.808, o 20º melhor do país. A cidade foi reconhecida pela estrutura social formada para melhoria, proteção e cuidado das pessoas idosas.

De acordo com Ulisses Maia, “em Maringá, a pessoa idosa é respeitada, cuidada e protegida. Investimos em diversas políticas públicas que garantem a efetiva inclusão das pessoas idosas na sociedade. O primeiro passo é o reconhecimento dessas pessoas, que tanto lutaram e ajudaram a construir a nossa cidade. Como parte da Rede Global de Cidades e Comunidades Amigas dos Idosos, vamos ampliar as ações que consolidam Maringá como uma cidade acolhedora para esse público”.

A gestão municipal investiu em medidas que foram essenciais para a certificação pela OMS. Entre as ações estão a criação de uma gerência focada no desenvolvimento de ações e projetos voltados aos idosos, a atuação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e a implantação do Comitê Gestor.

Neste ano, o município entregou uma nova ala do Condomínio do Idoso Cidade Nova, que ganhou 34 apartamentos. Com investimento de R$ 5,1 milhões, o local passou a ter 74 unidades habitacionais e capacidade para acolher 140 idosos em situação de vulnerabilidade social. O Condomínio do Idoso é gerido pela Prefeitura de Maringá e conta com salão de festas, academia da terceira idade e infraestrutura para acessibilidade e segurança dos moradores.

Além disso, a cidade conta com a Rede de Proteção Atenção Integral às Pessoas Idosas para atendimento de situações de vulnerabilidade, com apoio dos serviços de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), de Convivência e Fortalecimento de vínculos (SCFV) e de Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI). O município inaugurará mais uma unidade do Centro Dia do Idoso, que atende às necessidades da pessoa idosa, garantindo segurança, autonomia, bem-estar e socialização. A rede de políticas públicas também inclui a Casa Lar Benedito Franchini e a Unidade de Acolhimento de Longa Permanência para Idosos, além de parcerias com entidades assistenciais não governamentais.

Informações Partidárias

Notícias