ESTADOS

Paraná atua para atender demanda mundial de alimentos

O governador Ratinho Junior (PSD) afirma em evento do setor rural que o Estado vem aumentando a produção no campo e também industrializando cada vez mais sua produção, com sustentabilidade

10 de nov de 2023

“Produzimos alimentos, somos sustentáveis e automaticamente temos que expor e propagar isso para o mundo”, disse o governador Ratinho Jr.

Edição Scriptum com Agência Estadual de Notícias

O Paraná está avançando em seu objetivo de atender parcela cada vez maior da demanda mundial por alimentos com sustentabilidade. Essa foi a mensagem do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) a produtores rurais e empresários que participaram de evento direcionado ao setor rural realizado em São Paulo.

O governador paranaense lembrou que a preocupação global com a segurança alimentar cresce a cada dia e, nesse cenário, o Paraná tem não só aumentado a produção no campo, como também industrializando cada vez mais essa produção. “Entendemos a vocação que temos, que é produzir alimentos, e estamos cada vez mais industrializando tudo isso com o selo de sustentabilidade”, disse.

Ele destacou que o Paraná há três anos é o mais sustentável do Brasil, segundo o Ranking de Competitividade dos Estados, além de ser citado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) como exemplo global de sustentabilidade. “Produzimos alimentos, somos sustentáveis e automaticamente temos que expor e propagar isso para o mundo.”

Ratinho Junior disse que, investindo cada vez mais em sustentabilidade, o Paraná poderá inverter a ordem mundial atual e escolher para quem vai vender sua produção. “Temos que começar a escolher o cliente. Um país quer comprar alimento nosso, então qual é a sustentabilidade que esse país pratica? Porque se não estiver enquadrado naquilo que nós fazemos, não queremos vender para esse país”, explicou o governador, citando países que usam, por exemplo, energia a carvão. O Paraná, ele destacou, produz 94% de sua energia de forma renovável.

Ambiente

O Paraná é líder nacional na produção de proteína animal e segundo colocado na produção de grãos, além de ser o Estado com o agronegócio mais industrializado no País. Índices que fazem com que o agronegócio represente 35% do PIB paranaense, sem deixar de lado as ações sustentáveis, que foram apresentadas por Ratinho Junior no evento em São Paulo.

Entre as ações sustentáveis que o Paraná vem liderando, o governador citou o plano de preservação de nascentes de rios, com o comprometimento de proteger pelo menos 30 mil fontes e minas d’água até 2026. Além disso, o Instituto Água e Terra (IAT) já distribuiu 8,5 milhões de mudas de espécies nativas desde 2019.

Outro fato de destaque é que o Paraná foi o Estado que mais reduziu o desmatamento da Mata Atlântica nos cinco primeiros meses deste ano. Em outubro, junto com os outros Estados membros do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) assinou o “Tratado da Mata Atlântica”, em que há o compromisso de restaurar 90 mil hectares do bioma, o equivalente a 120 mil campos de futebol, com o plantio de 100 milhões de mudas nativas até 2026.

Na produção orgânica, o Paraná também é destaque, líder neste tipo de agricultura com 3,7 mil produtores, representando 16% de todos os agricultores do segmento no país. Mesmo assim, o Paraná tem o compromisso de estender ainda mais e incentivar a agricultura sustentável com a meta estabelecida por lei de ter 100% das mais de 2 mil escolas estaduais atendidas exclusivamente com produtos orgânicos até 2030.