Loading

Pesquisar

ESTADOS

Paraná investe na pavimentação de estradas rurais

Desde seu início, em 2019, a gestão Ratinho Junior (PSD) já investiu em 1 mil km de estradas, beneficiando 2 mil comunidades do Estado e gerando mais de 25 mil postos de trabalhos diretos e indiretos

10 de maio de 2022

O governador Ratinho Jr: “É o maior programa de pavimentação rural da história do Paraná e o maior em andamento no País”

Redação Scriptum com Agência de Notícias do Paraná

A gestão do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) já pavimentou 1.000 quilômetros de estradas rurais com pedras poliédricas ou com blocos sextavados em todo o Paraná. O investimento, em pouco mais de três anos, chegou a R$ 304 milhões, beneficiando 18 mil famílias de 2 mil comunidades em 202 municípios, fruto de 278 convênios. Paralelamente, o programa Estradas da Integração, coordenado pela Secretaria estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab), abriu cerca de 25 mil postos de trabalhos, entre vagas diretas e indiretas, segundo estimativas da pasta.

O projeto, pensado para aumentar a competitividade da agroindústria paranaense e melhorar a qualidade de vida de quem vive na zona rural, é uma das prioridades de Ratinho Junior. “É o maior programa de pavimentação rural da história do Paraná e o maior em andamento no País. Uma ação que visa aumentar a capacidade de escoamento da safra tanto de pequenos agricultores familiares quanto do agronegócio como um todo, fortalecendo a economia paranaense”, afirma.

“E esse programa também impacta o deslocamento dos estudantes para as escolas, de quem precisa se locomover para os hospitais e ajuda a fomentar o turismo da região, um dos pilares do crescimento econômico do Paraná, com geração de renda”, acrescenta o governador. “Os investimentos do Estado estão chegando no Interior, nos pequenos municípios. Estamos promovendo novas condições de desenvolvimento”.

Pavimentação da rodovia municipal João Antonio Wolff, no trecho entre os distritos de Guaraí e Rio da Prata, em Nova Laranjeiras, no Centro Sul do Estado –

Secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, destaca que o programa tem impacto direto também no manejo diário das propriedades rurais, que dependem das ligações por estradas municipais para a chegada de insumos, sementes e rações. “São estradas que ligam o município com algum distrito, a cidade com uma rodovia ou um distrito com a sede central. Dessa maneira, esses investimentos impactam uma infinidade de gente, seja no sentido econômico, turístico ou mesmo na qualidade de vida”, diz.

Outro ponto é que o projeto colabora com a preservação dos recursos naturais ao contribuir para a conservação do solo das propriedades. “Estamos falando de uma grande ação que visa tornar o meio rural mais atraente para os negócios, mas dentro da política de desenvolvimento sustentável do Governo do Estado”, destaca.

Informações Partidárias

Notícias