ESTADOS

Paraná investe para levar mais turistas a Foz do Iguaçu

A cidade mais turística do Estado já atraiu, na gestão do governador Ratinho Junior, R$ 3 bilhões em investimentos públicos e privados em obras e serviços para atender viajantes do Brasil e do Exterior

14 de jun de 2022

As cataratas de Foz do Iguaçu Foto: José Fernando Ogura/ANPr

Redação Scriptum e Agência Estadual de Notícias

Cerca de 25 mil pessoas são esperadas em Foz do Iguaçu, na fronteira entre o Paraná e o Paraguai, a partir de quinta-feira (15), no feriado de Corpus Christi. Na cidade de 258 mil habitantes, os turistas vão encontrar serviços e atrações muito melhores do que os oferecidos há alguns anos, graças a investimentos e iniciativas da gestão do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), que desde de 2019 vem atuando para atrair empreendimentos privados e alocando recursos para obras como a Ponte da Integração, duplicação da Rodovia das Cataratas e ampliação da pista do aeroporto local.

A expectativa é que os quatro dias de folga prolongada garantam uma ocupação de no mínimo 82% na rede hoteleira, podendo chegar a 90%, como aconteceu no feriado de Tiradentes. Os números já superam o período pré-pandemia, comprovando a forte retomada do turismo na cidade.

“Este ano tivemos a melhor ocupação da história num feriado de Tiradentes”, afirma o secretário municipal de Turismo e Projetos Estratégicos de Foz do Iguaçu, Paulo Angeli. “E a expectativa é de um aumento crescente nesse segundo semestre e nos próximos anos”.

“Há uma grande confiança, e eu diria até certeza, que Foz do Iguaçu receberá mais de três milhões de visitantes nos próximos anos. Toda essa estrutura, esses empreendimentos, vão garantir o bem estar do visitante. São mais atrativos, mais opções de hospedagem e serviços, o que vai esticar a permanência do turista em mais dois, três dias, talvez uma semana. E nesse cenário Foz o Iguaçu e o Paraná só tem a ganhar”, diz o prefeito Chico Brasileiro (PSD).

De acordo com os dados dos atrativos turísticos, 24.297 pessoas visitaram o Parque Nacional do Iguaçu, onde ficam as Cataratas, no feriadão de Tiradentes – a expectativa inicial era de 15 mil. O número foi maior do que o registrado em 2016, que também caiu numa quinta-feira. Na época, estiveram por lá 22.441 pessoas. Na Itaipu Binacional, foram 8.412 visitantes naquele feriado.

O setor hoteleiro também se surpreendeu. “No último feriado prolongado tivemos uma ocupação além das expectativas. Projetávamos 80% e atingimos mais de 90%”, conta o presidente do SindiHotéis de Foz do Iguaçu, Marcelo Martini.

E essas conquistas são resultado de planejamento e apoio do Estado. A cidade mais turística do Paraná era uma antes de 2019 e será outra após 2022 com a atração de R$ 3 bilhões em investimentos públicos e privados, mesmo com uma pandemia no meio. São R$ 2 bilhões em recursos privados, o que inclui novas atrações e a ampliação e melhorias na rede hoteleira e no comércio, e cerca de R$ 1 bilhão público, de recursos variados (governo estadual, governo federal, governo municipal e Itaipu Binacional) para grandes obras.

A segunda ponte entre o Brasil e o Paraguai, com entrega prevista para este ano, tem aporte de R$ 233 milhões e vai permitir maior integração no Mercosul. Já a ampliação da pista do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu (R$ 53,9 milhões) e a sua respectiva concessão ampliaram as conexões da cidade com o mundo.

“Foz do Iguaçu cresce sem parar. Estamos fazendo de tudo para acompanhar essa evolução. São investimentos próprios, mas também parcerias do Governo do Estado e do governo federal para estruturar a cidade que o mundo sonha em conhecer”, afirma o governador Ratinho Junior. “Essa união de esforços é capaz de produzir projetos espetaculares, transformar a vida das pessoas. O aeroporto é o indutor desse movimento porque é um facilitador e a nova ponte é uma das maiores obras da América do Sul. Tudo na mesma cidade e em menos de quatro anos. É uma revolução”.

Nova ponte ligando o Brasil com o Paraguai vai concentrar o trânsito de caminhões e liberar a Ponte da Amizade para veículos menores e pedestres.

Nova ponte

Faltando menos de 100 metros para unir as duas margens, a segunda ligação do Brasil com o Paraguai vai concentrar o trânsito de caminhões e liberar a Ponte da Amizade para veículos menores e pedestres. Com isso, o trajeto vai ficar muito mais rápido e tranquilo. Hoje, para percorrer esse caminho muitas vezes é preciso enfrentar uma fila de mais de uma hora.

Mais segurança e conforto para o turista também são esperados com a duplicação de um trecho de 8,7 quilômetros da BR-469, a Rodovia das Cataratas, iniciando logo após o trevo Carimã (acesso para a Ponte Tancredo Neves) e seguindo até o portal de entrada das Cataratas. A BR-469 é a única via de acesso ao aeroporto e também concentra empreendimentos de grande porte do setor de hotelaria e de eventos.

Com essa nova estrutura do aeroporto, a Invest Paraná, agência do Governo do Estado responsável pela prospecção de novos negócios e atração de empresas, negocia com a Emirates Airlines, maior companhia aérea dos Emirados Árabes Unidos, um voo direto para Foz do Iguaçu. Atualmente, a empresa mantém com o Brasil apenas a rota São Paulo-Dubai.

Nos próximos anos a cidade também pode ganhar conexões multimodais, principalmente para o escoamento do setor produtivo. A Nova Ferroeste, que vai a leilão no fim do ano, prevê um ramal entre Cascavel e Foz do Iguaçu, facilitando o escoamento de carga dos países do Mercosul pelo Paraná até o Porto de Paranaguá. Será o segundo maior corredor de grãos do País, quando os trilhos estiverem concluídos.

Empreendimentos

No setor privado, ainda que alguns negócios tenham sido paralisados pela pandemia, os empreendedores mostraram confiança no maior destino turístico do Paraná e um dos maiores do País. Nos próximos anos, a cidade vai agregar pelo menos mais dois mil leitos aos 28 mil disponíveis hoje, entre hotéis, resorts, hostels e pousadas.

Concedido para a iniciativa privada, o Parque Nacional do Iguaçu está recebendo R$ 500 milhões na ampliação dos atrativos. A nova concessão deve dobrar o número anual de visitantes em Foz do Iguaçu. Outros investimentos privados importantes na cidade são a Yup Star Foz, a roda gigante, inaugurada no ano passado, o resort Aquan by Gramado Parks, o Hard Rock Hotel, Hotel Hilton, Aquafoz, Movie Cars, lojas francas (possibilidade pela localização de fronteira) e novos restaurantes.