ESTADOS

Paraná lança iniciativa inédita pela sustentabilidade

O governador Ratinho Junior (PSD) criou o primeiro comitê público-privado sobre ESG do País, juntando lideranças empresariais em prol de ações nessa área. “Vamos criar soluções para o futuro”, afirmou

25 de out de 2021

O governador Ratinho Jr. durante o lançamento do primeiro comitê público-privado sobre ESG

Questões como sustentabilidade e responsabilidade social vêm ganhando espaço cada vez maior no debate público e o Paraná é o primeiro Estado a unir a iniciativa privada e o poder público para promover estes temas, de forma concreta. Esse foi o recado do governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), ao lançar na segunda-feira (25) o primeiro comitê público-privado sobre ESG (sigla em inglês do conceito que se refere a questões ambientais, sociais e de governança) do País, juntando lideranças em prol de ações nessa área.

A iniciativa promove uma cooperação entre representantes de empresas públicas, privadas e secretarias estaduais, apresentando boas práticas existentes pelo mundo e criando novos projetos relacionados à sustentabilidade. Na prática, o grupo passa a enfrentar de forma coordenada os desafios socioambientais do Estado. O comitê é liderado pelo Governo do Estado e pelo Grupo Boticário, e já conta com a adesão de empresas como Klabin, JBS, Sanepar, Renault, Itaipu e Volkswagen.

De acordo com Ratinho Junior, a iniciativa reúne grandes empresas privadas do Estado que já têm essa preocupação ambiental há muito tempo. “Junto ao poder público, vamos criar soluções para o futuro, consolidando o Paraná como o Estado mais sustentável do Brasil e expandindo essa preocupação com toda a sociedade”, ressaltou.

Segundo o governador, “a atenção à sustentabilidade precisa promover equilíbrio entre geração de emprego, preocupação social e preocupação ambiental. Nosso objetivo será atingido quando cada cidadão paranaense tiver a consciência de que esses três pilares estão integrados e devem caminhar juntos”.

A proposta é que uma nova reunião seja realizada até dezembro para definir uma pauta de até dez objetivos estratégicos e escolher representantes de cada grupo de trabalho. Na sequência, as ações serão desenvolvidas de forma paralela. A cada seis meses, o comitê se encontrará para analisar os resultados alcançados.

Artur Grynbaum, vice-presidente do Conselho do Grupo Boticário e co-líder da iniciativa, pontua que a parceria é uma inovação, podendo ser replicada e virar exemplo para outras regiões. De acordo com ele, do ponto de vista socioambiental, há enormes desafios no Paraná e no mundo. Através de uma dinâmica compartilhada entre os setores público e privado, será possível encontrar as melhores soluções.

“Vamos procurar estabelecer prioridades, remover barreiras e colocar os recursos necessários para avançar nessa agenda composta por questões ambientais, sociais e de desenvolvimento econômico. Queremos não só um melhor ambiente de negócios mas uma melhor qualidade de vida para toda a população. Vai ser um trabalho muito rico e produtivo”, afirmou Grynbaum.

Para Cristiano Teixeira, diretor-geral da Klabin, o comitê deve catalisar as pautas da agenda ESG, que já têm grande potencial no Estado. “O setor de celulose e papel tem estado na vanguarda da sustentabilidade. Temos o desenvolvimento sustentável como um objetivo atrelado à estratégia de negócios, norteando nossos esforços em prol do fortalecimento econômico e social das comunidades onde estamos inseridos. Ficamos honrados em participar do comitê de ESG no Paraná, estado no qual atuamos desde 1934 e que suportou nossos principais ciclos de expansão”, afirmou.

A ponte com as empresas para a construção do comitê foi realizada pela Invest Paraná, autarquia responsável pela atração de investimentos no Estado.