O governador Ratinho Jr: cerca de 500 pessoas participaram do evento de apresentação dos jogos no Palácio Iguaçu, em Curitiba
Edição: Scriptum
Para destacar as atrações naturais do Estado, atrair turistas e movimentar a economia de diversas regiões, o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) lançou nesta terça-feira (23) os Jogos de Aventura e Natureza, uma iniciativa pioneira no Brasil em formato e abrangência, que envolverão uma série de competições que ajudarão a estimular práticas esportivas. Cerca de 500 pessoas participaram do evento de apresentação dos jogos no Palácio Iguaçu, em Curitiba, com a presença de atletas, paratletas e dirigentes de entidades esportivas.
As competições começam em agosto, no Litoral. Os jogos terão 29 modalidades esportivas e as disputas acontecerão em 26 municípios paranaenses. A previsão é que as cinco etapas da competição reúnam 200 mil pessoas, entre atletas, dirigentes de federações esportivas e a comunidade que acompanhará as disputas.
De acordo com Ratinho Junior, “queremos que o Paraná seja ativo e vivo, que estimule as pessoas a curtirem a beleza natural e a vida saudável”.
O objetivo dos Jogos, afirmou o governador, é fazer com que o esporte seja uma ferramenta para divulgar as riquezas naturais do Paraná, estimular os paranaenses a conhecerem as atrações, chamar turistas brasileiros e estrangeiros. “Queremos fazer do Paraná um Estado importante na rota turística do Brasil, para que atraia visitantes e tenha mais desenvolvimento e emprego. Vamos movimentar a rede hoteleira, restaurantes, pousadas, mercados e outros segmentos do comércio, em período fora de temporada. Tudo isso atrelado ao esporte, com mensagem de vida saudável”, afirmou o governador.
O presidente da Esporte Paraná, Helio Wirbiski, destacou que os Jogos de Aventura e Natureza têm formato inédito na história do esporte do Paraná e que eles integram diversos órgãos estaduais. “É uma ação intersetorial, além da área de esporte e educação, atuam o desenvolvimento sustentável e turismo, a comunicação social e cultura, a Copel, Sanepar, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros”, explicou.
“É uma emoção ver concretizado um projeto como esse, que integra o plano de governo da atual gestão”, disse Wirbiski. Ele lembrou que a ideia é movimentar os municípios, especialmente na baixa temporada e adiantou que a próxima Operação Verão também deverá seguir nesta linha, de foco no turismo.
As modalidades que integram os jogos são: pesca esportiva, bodyboard, canoagem, iatismo, standup paddle, triathlon, canoa havaiana, wakeboard, surf, paraquedismo, parapente, balonismo, futevôlei, beach tênis, beach soccer, vôlei de praia, BMX, mountain bike, cicloturismo, jeep, rally, corrida de rua, slackline, escalada, skate, rugby, corrida de aventura, cross country e hand beach.
Para o deputado Hussein Bakri (PSD), líder do governo na Assembleia Legislativa, os Jogos de Aventura e Natureza demonstram que o Paraná é um Estado inovador, em diversas áreas. “Um projeto arrojado, que terá todo o nosso apoio. O esporte não faz distinções de cor, raça, classe social”, afirmou ele.
A abertura dos Jogos de Aventura e Natureza será no Litoral, entre os dias 10 e 19 de agosto. Os Jogos se dividem em três categorias: competição, apresentação e participação. A de competição reúne modalidades cujas inscrições são feitas via federações esportivas, muitas delas com premiações em dinheiro – além de troféus e medalhas.
A comunidade local também poderá participar diretamente do evento, em clínicas disponibilizadas em diversas modalidades, a exemplo do de stand up paddle, escalada, rugby, skate e slackline. Haverá ainda esportes de apresentações, caso do paraquedismo, balonismo, parapente e wakeboard.