Loading

Pesquisar

ESTADOS

Paraná negocia instalação de nova multinacional

Na Alemanha, o governador Ratinho Junior (PSD) se encontra com empresários para discutir novos investimentos. Ele mostrou números e infraestrutura que facilitam a instalação de unidades industriais

23 de nov de 2023

O governador Ratinho Jr. discutiu a possibilidade de ser instalada a primeira fábrica brasileira da Petkus, uma gigante mundial de processamento de sementes.

Edição Scriptum com Agência Estadual de Notícias

No segundo dia da missão internacional na Alemanha, onde busca novos investimentos para seu Estado, o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), discutiu a possibilidade de ser instalada a primeira fábrica brasileira da Petkus, uma gigante mundial de processamento de sementes. O assunto foi debatido na quinta-feira (23) em uma visita da comitiva paranaense à sede da empresa, na cidade de Wutha-Farroda, na região central do país europeu.

Atualmente, a Petkus tem escritórios de representação em 16 países, incluindo o Brasil, onde está presente há 10 anos, mas sem uma unidade industrial instalada. O objetivo da delegação estadual é tentar convencer a empresa alemã, que estuda a implantação de seu primeiro parque fabril no País, a escolher o Paraná como destino.

“A Petkus é uma gigante da área de alimentos, a maior empresa de tecnologia na área de seleção de sementes e grãos para a produção de alimentos, com presença no mundo todo, por isso viemos, a convite dela, apresentar o Estado do Paraná, para que a gente possa ter uma indústria para atender o mercado brasileiro e da América do Sul”, contou Ratinho Junior.

Para ajudar nas negociações, o governador e equipe falaram sobre as vantagens competitivas do Paraná em relação a outros Estados. Ele citou investimentos que têm sido feitos na melhoria da infraestrutura viária, incluindo o novo pacote de concessões rodoviárias, as melhorias no porto de Paranaguá e o projeto de instalação da Nova Ferroeste.

Além das melhorias na infraestrutura e logística, que reduzem o custo de transporte da produção local, o governador também falou sobre o ambiente favorável para a atração de novos negócios, com assessoria completa aos empresários interessados em investir no Paraná. “Os investimentos públicos e privados fizeram com que o Estado alcançasse recentemente o posto de quarta maior economia do Brasil”, defendeu.

Agroindústria

Ratinho Junior também mostrou números que demonstram o protagonismo do Paraná como um grande produtor agrícola com valor agregado. Segundo ele, a instalação de novas indústrias como a Petkus ajudam a avançar no objetivo de transformar o Estado no grande supermercado do mundo.

Atualmente, o Paraná lidera a produção nacional de carne de frango e de peixes e é o vice-líder na produção de carne suína e leite. Apesar de estar atrás do Rio Grande do Sul em volume, o Estado também lidera o ranking nacional em valor de produção do mel de abelha.

Os municípios de Toledo, Castro, Cascavel, Arapoti, Nova Aurora, Guarapuava, Tibagi, São Mateus do Sul e Cerro Azul, por exemplo, estão na dianteira da agropecuária do Brasil, liderando, em 2022, a produção nacional de pelo menos 12 produtos que vêm do campo segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A produção estadual de cevada, feijão, mandioca e erva-mate, além de culturas como o triticale e o centeio, também são as maiores do País.

Empresa

Fundada em 1852, a Petkus é especializada em equipamentos para limpeza, secagem e classificação de sementes. Com 400 funcionários apenas na Alemanha, além de centenas em outros países, ela é uma referência na indústria agrícola pelo desenvolvimento de novas tecnologias para atender às crescentes demandas da agricultura moderna.

Os produtos são utilizados por agricultores, empresas de sementes e indústrias agrícolas em todo o mundo para melhorar a qualidade das sementes e otimizar o processo de produção. Isso inclui a remoção de impurezas, sementes defeituosas e outros materiais indesejados, garantindo que apenas as sementes de alta qualidade sejam plantadas.

Informações Partidárias

Notícias