PSD MULHER

Paraná promove curso de formação política para mulheres

Objetivo é instrumentalizar a atuação das mulheres dentro do cenário político paranaense e fomentar mais candidaturas femininas para 2024

10 de jun de 2024

Objetivo do curso é avaliar atuação das mulheres no cenário político do Estado, assim como fomentar mais candidaturas femininas para os próximos pleitos.

Edição Scriptum com PSD Mulher PR

Nesta terça-feira (11) será encerrado em Curitiba o curso de formação política para mulheres promovido pela coordenação da ala feminina do diretório estadual do PSD do Paraná. O objetivo do curso, que foi aberto na segunda-feira (10), é avaliar e compreender a atuação das mulheres no cenário político do Estado, assim como conhecer temas imprescindíveis para os cargos eletivos e fomentar mais candidaturas femininas para os próximos pleitos.

A coordenadora do PSD Mulher PR, Sandra Duda, que há mais de 10 anos está à frente da ala feminina do partido no Estado, é uma das organizadoras do evento, com o apoio da executiva estadual do partido. “Vamos trazer à tona todas as impressões da participação e atuação das mulheres paranaenses e as perspectivas para as eleições deste ano”, afirma Sandra.

Com a chamada “Vamos fazer de 2024 o ano das mulheres na política paranaense”, o curso visa reforçar o grupo, com assuntos considerados imprescindíveis para melhorar a qualidade da disputa de um cargo público. A programação inclui temas como a representatividade da mulher no Legislativo e Executivo Municipal; gerenciamento da imagem pública, protagonismo feminino, assim como pautas mais técnicas, discutidas no segundo dia do curso, como legislação e marketing político. A programação completa pode ser encontrada no site: https://psd-pr.org.br/programacao-do-curso-formacao-politica-para-mulheres-pessedistas/

Participam do curso a procuradora especial da Mulher na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), Cloara Pinheiro; a deputada estadual e líder do Bloco da Saúde na ALEP, Márcia Huçulak; a deputada federal e secretária Estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte; a deputada federal Luisa Canziani; além de prefeitas, vice-prefeitas e vereadoras pessedistas. A primeira-dama do Estado, Luciana Saito Massa, uma grande apoiadora das causas das mulheres paranaenses, estará presente no painel Protagonismo Feminino e Perspectivas de Futuro (dia 10).

Mulheres no Paraná

Das 39 prefeitas eleitas, 24 são filiadas ao PSD, o que representa cerca de 60% das prefeituras paranaenses comandadas por mulheres pessedistas. Vice-prefeitas do partido somam 19, vereadoras 120, deputadas estaduais 2, deputadas federais: 2. Em 2023, o Diretório Estadual do PSD do Paraná estabeleceu um compromisso visando aumentar a presença de mulheres na política e promover a igualdade de gênero sugerindo que as novas comissões provisórias nos municípios paranaenses sejam constituídas com ao menos 30% de participação feminina, resultando na crescimento de número de filiadas para mais de 18 mil.

“Queremos mais mulheres na política, o que só ocorrerá de forma mais ampla a partir do momento em que elas participarem ativamente de todas as instâncias decisórias partidárias”, concluiu Sandra Duda.