02 de abr de 2019
· #ratinhojunior
O presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Carlos Alberto Decotelli, e o governador do Paraná, Ratinho Junior
Edição: Scriptum
O Paraná desenvolverá novos projetos de educação nas áreas de ensino, infraestrutura e transporte, entre outros. Isso foi o que o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) acerto na segunda-feira (1) com o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Carlos Alberto Decotelli.
O FNDE, autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação, é responsável pela maioria das ações e programas nas áreas de educação básica, tem cerca de R$ 9 bilhões já autorizados para Estados e municípios brasileiros, mas faltam projetos. “O nosso objetivo é desenvolver novas ações e pegar todos os recursos do FNDE disponíveis para o Estado e para as cidades do Paraná, que chegam a dezenas de milhões”, disse o secretário estadual da Educação e do Esporte, Renato Feder.
O FNDE, criado em 1968, tem diversos programas voltados a Estados e municípios. Alguns deles são Alimentação Escolar (PNAE), Pro-Infância, Caminho da Escola, Dinheiro Direto na Escola (PDDE), Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD), Programa Banda Larga nas Escolas e Plano de Ações Articuladas (PAR).
Além dos programas, o FNDE também é responsável por repassar a Estados e municípios o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e o salário educação, uma contribuição social destinada ao financiamento de programas, projetos e ações.