Loading

Pesquisar

ECONOMIA

Paraná registra 1,5 milhão de empresas ativas

Gestão do governador Ratinho Junior (PSD) modernizou a legislação e facilitou a liberação de licenciamentos no Estado

05 de jan de 2022

O governador Ratinho Junior: “O que estamos fazendo é modernizar o Estado.”

Redação: Scriptum

Administrado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), o Paraná atingiu, em 2021, uma marca histórica: 1.500.109 empresas ativas, entre matrizes e filiais. Dados divulgados pela Junta Comercial do Estado registram que, no ano passado, foram abertas 268.437 empresas, ante 232.961 no ano anterior. Os dados podem ser conferidos aqui. Somente em dezembro último, ocorreram 15.022 aberturas de empresas. O mês também registrou o menor número de fechamentos no ano passado, com 7.692 baixas. Ao todo, foram fechadas 99.041 empresas no Estado em 2021.

Em dezembro, o tempo médio que o paranaense levou para abrir uma empresa foi o sexto melhor do País, de apenas um dia e 10 horas. O resultado supera a média nacional, que é de 2 dias e 7 horas. As informações estão disponíveis na Redesim.

Avanços do Programa Descomplica Paraná, coordenado pela Casa Civil, reduziram a burocracia para a abertura e fechamento de empresas. Além disso, o governo estadual trabalha na regulamentação da Lei Estadual de Liberdade Econômica. O projeto busca dar mais flexibilidade para que as empresas possam exercer suas atividades econômicas, com a presunção de boa-fé do empreendedor; interferência mínima do Estado; e concessão de licenças provisórias para o exercício da atividade empresarial, com vistorias e fiscalizações posteriores.

“O que estamos fazendo é modernizar o Estado. No Brasil, historicamente, prazo é sinônimo de rigidez, mas deveria ser de incompetência. Quando você permite a abertura de uma empresa em apenas duas horas, isso não quer dizer que você não está sendo rígido. Está, sim, sendo competente. É isso que buscamos aqui no Paraná”, explicou o governador Ratinho Junior.

Informações Partidárias

Notícias