Loading

Pesquisar

ESTADOS

Paraná registra recorde na indústria de alimentos em 2019

O governador Ratinho Junior (PSD) comemorou crescimento de 8,8% na produção de alimentos.“Toda a nossa indústria mostra vitalidade e essa é uma cadeia produtiva que movimenta muita gente”

20 de fev de 2020

Ratinho Junior lembrou que o Paraná é vocacionado para a produção de alimentos

Tradicional produtor de alimentos, o Estado do Paraná registrou no ano passado crescimento de 8,8% em sua produção industrial nesta área, em comparação com 2018, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O desempenho é o maior da série histórica, iniciada em 2002, e o melhor do País. A taxa nacional do setor foi de 1,6%. O índice setorial ajudou o Paraná a alcançar um crescimento de 5,7% na produção industrial geral, somadas todas as atividades, que também foi o melhor resultado do Brasil em 2019.

O resultado foi comemorado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD). Segundo ele, “toda a nossa indústria mostra vitalidade e para a economia paranaense é importante o bom desempenho do setor de alimentos. É uma cadeia produtiva que movimenta muita gente”.

Ratinho Junior lembrou que o Paraná é vocacionado para a produção de alimentos e que a gestão estadual trabalha para que a produção agrícola primária seja cada vez mais transformada em produtos de consumo. “Temos como meta de gestão estimular a industrialização, para agregar valor aos produtos do campo e gerar mais emprego e renda, principalmente no Interior”, afirma o governador.

O desempenho do Paraná, de acordo com Ratinho Junior, mostra o acerto das iniciativas do Governo do Estado para estimular o setor privado com programas de financiamento, desburocratização e agilidade na abertura de novos negócios, com iniciativas como o Descomplica e o Descomplica Rural, concessão de incentivos fiscais, aplicação de uma política sanitária rigorosa e capacitação técnica da produção.

Para o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, os índices são frutos do trabalho de potencializar a abertura de mercados para o Paraná, especialmente na Ásia. “A tendência é de que o Estado cresça ainda mais, e dentro de três ou quatro anos lidere produção de carne suína no Brasil, por exemplo. Vamos continuar garantindo a qualidade do produto e aproveitando a chance de melhorar cada vez mais a nossa economia”, destaca.

Informações Partidárias

Notícias