ESTADOS

Paraná vai investir R$ 250 milhões em saúde

Governador Ratinho Junior (PSD) assina o maior pacote de investimentos em saúde da história do Estado. Recursos serão destinados para Atenção Básica, Urgência e Emergência e atendimento ambulatorial especializado

09 de mar de 2022

O governador Ratinho Jr: “Estamos implementando de maneira definitiva a regionalização no atendimento, investindo nos bairros das cidades, na infraestrutura de atendimento.”

Redação Scriptum com Agência Estadual de Notícias do Paraná

No maior pacote de investimentos em saúde da história do Paraná, o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) assinou na quarta-feira (9) o repasse de R$ 250.790.490,94 para a saúde pública dos 399 municípios do Estado. Os recursos serão destinados para áreas como Atenção Básica, Urgência e Emergência e atendimento ambulatorial especializado.

“É o maior investimento unificado da história em saúde. Estamos implementando de maneira definitiva a regionalização no atendimento, investindo nos bairros das cidades, na infraestrutura de atendimento. A pandemia nos ensinou que sem saúde pública a sociedade fica disfuncional”, afirmou Ratinho Junior. “Queremos deixar um legado para o Estado. E nada melhor do que usar os recursos públicos para investir na proteção dos paranaenses”.

Os recursos serão utilizados para a compra de veículos voltados ao transporte de pacientes; ambulâncias; obras de reforma; construção e ampliação de Unidades Básicas de Saúde (UBS) e hospitais; além de incremento temporário no teto MAC, um recurso de custeio para os Fundos Municipais de Saúde, destinado a despesas com procedimentos de Média Complexidade Ambulatorial dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Estado.

Os investimentos contam com indicações de emendas parlamentares e são oriundos do Tesouro do Estado. Os recursos estão distribuídos em todas as 22 Regionais de Saúde e vão atender as solicitações das prefeituras e o planejamento da Pasta.

O secretário estadual de Saúde, Beto Preto, destacou que esses investimentos vão melhorar a vida de quem usa diariamente os serviços da saúde pública. Com os investimentos em transporte, estamos renovando uma frota que já estava defasada. Com as obras em UBS’s e nos hospitais, estamos melhorando o atendimento. Esses repasses englobam toda a estratégia de saúde pública, do postinho até o hospital mais especializado. Será uma transformação no Paraná”.