ANHEMBI

Parceria com a UFSCAR garante Programa Futuro Cientista

Prefeito Miguel Machado vai implementar o projeto em três escolas da cidade

11 de jul de 2017

Programa “adota cientificamente” o estudante de baixa renda de escola pública ou abrigos, com perfil e potencial para se tornar um cientista.

O Programa Futuro Cientista está garantido para alunos de três escolas de Anhembi, no interior de São Paulo, por mais um ano. O prefeito Miguel Machado (PSD) acaba de fechar parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) para que o projeto continue seja oferecido nas escolas Professora Olinda de Fátima Casimiro Soares, Professora Dalva Calhim Abud e Governador Mário Covas, selecionados para o programa.

O Programa Futuro Cientista (PFC) é certificado pela Fundação Banco do Brasil e tem amplo alcance e baixo custo. Visa a “adotar cientificamente” o estudante de baixa renda de escola pública ou abrigos, com perfil e potencial para empreender e se tornar um cientista. O Futuro Cientista investe na formação básica dos alunos, preparando-os para superar as dificuldades e alcançar seus objetivos.

Encontrar futuros talentos para a ciência é o que move o PFC, que promove diversas atividades complementares ao ensino regular e acompanha de perto cada jovem em sua trajetória estudantil, promovendo a alfabetização científica. Participam do programa alunos de escolas públicas e Organizações Não-Governamentais (ONGs) que estejam cursando do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio.

Durante o ano, diversas ações são realizadas para a formação científica dos estudantes, como Concurso de Redação, Maratona do Conhecimento e Concurso de Curtas-metragens. As escolas se transformam em espaços interativos por meio da criação de Clubes de Ciências, grupos de alunos para estudos, experimentos e realização de projetos científicos.