Patah fala sobre movimentos sociais e política em palestra no PSD-PR

Coordenador nacional do PSD Movimentos foi palestrante em evento que reuniu mais de 300 pessoas, entre lideranças sindicais e comunitárias, deputados e secretários de estado.

23 de set de 2013 · Curitiba, eduardo sciarra, Joel Malucelli, Movimentos, Ney Leprevost, Parana, PSD, Ricardo Patah

Patah fala às lideranças sobre o papel dos sindicatos na organização da sociedade

O presidente nacional da UGT e coordenador nacional do PSD Movimentos, Ricardo Patah, foi o palestrante do “Café com Política”, na segunda-feira (16),em Curitiba (PR). O evento que reuniu mais de 300 pessoas, contou com a presença de diversas lideranças sindicais e comunitárias; deputados; secretários de estado, dentre os quais o secretário de Governo do Paraná, César Silvestre e do secretário de Turismo, Jackson Pitombo; empresários, destaque para Joel Malucelli que é pré-candidato pelo PSD ao governo do Paraná; e profissionais liberais.

O “Café com Política” foi idealizado pelo presidente do diretório municipal do PSD em Curitiba, deputado estadual Ney Leprevost, e promove todos os meses palestras com personalidades do mundo empresarial e político. “Desta vez decidimos convidar uma personalidade do mundo sindical, e para nossa alegria acertamos em convidar o Ricardo Patah. Após ouvir sua palestra, o Patah mostrou pela sua inteligência e sua visão moderna de mundo que é o dirigente sindical mais preparado que temos hoje no Brasil”, disse Ney.

Patah e o deputado Ney Leprevost

O palestrante abordou o tema “Os movimentos sociais e a política”, fazendo um parâmetro sobre as mobilizações recentes no país e as bandeiras de luta defendidas pela UGT e demais centrais sindicais. “A UGT defende a regulamentação das taxas de juros, impedindo que as instituições financeiras continuem praticando uma verdadeira agiotagem institucional no Brasil. Além disso, queremos o fim do fator previdenciário que penaliza os trabalhadores ao se aposentarem; e a correção adequada do FGTS”, disse Patah, que propôs ao PSD realizar um seminário com seus filiados para discutirem uma ampla reforma política e que contemple todas as camadas sociais.

Patah defendeu a participação política e partidária dos dirigentes sindicais, pois é somente por meio dos parlamentos que a classe trabalhadora poderá tornar realidade os seus anseios. A UGT, por sua formação, é uma central pluripartidária e sem patrulhamento ideológico. O que importa para nós são os trabalhadores e trabalhadoras que representamos. Por isso, torna-se necessária a participação dos dirigentes sindicais, como forma de promover as mudanças sociais que a classe trabalhadora tanto precisa”, concluiu Patah.

O deputado federal Eduardo Sciarra, presidente do diretório estadual do PSD-PR e líder do partido na Câmara Federal, fez questão de agradecer ao palestrante. “São pessoas como o Patah que fazem com que o PSD seja o partido que mais cresce no país. Trata-se de um líder sindical que sempre busca o diálogo e o consenso para os conflitos trabalhistas. É de pessoas assim que o Brasil precisa”, disse Sciarra.

O presidente da UGT-PR, Paulo Rossi, fez questão de ressaltar o trabalho realizado pelo palestrante. “A UGT, com pouco mais de seis anos de existência, é a central sindical que mais cresce no país e já é a maior no Paraná. Isso tudo só foi possível pelo perfil conciliador do Patah, que ouve suas bases e sempre de forma democrática define as políticas da UGT”, disse Rossi, que também agradeceu aos deputados Ney Leprevost e Eduardo Sciarra pelo espaço concedido aos trabalhadores. “Esperamos que exemplos como esse, sejam disponibilizados pelos demais partidos aos dirigentes sindicais para que possam expor seus projetos e suas bandeiras de luta”, concluiu Rossi.