Loading

Pesquisar

MUNICÍPIOS

Prefeito Rafael Greca entrega nova Praça da Ucrânia

Gestor de Curitiba, do PSD, comemora revitalização de espaço público criado para homenagear os imigrantes ucranianos

25 de out de 2024

O prefeito Rafael Greca: “Todo o trabalho feito reafirma nosso compromisso com a memória e com o futuro, preservando a história, mas modernizando para atender as necessidades da população”

Edição Scriptum

Curitiba recebeu de volta, revitalizada, a sua Praça da Ucrânia, espaço de lazer criado há quase 60 anos para homenagear os ucranianos que se instalaram há muito tempo na capital paranaense e deram grande contribuição ao seu desenvolvimento. O prefeito da cidade, Rafael Greca (PSD), destacou a importância da obra.

“Meu coração de prefeito se encheu de alegria em reinaugurar a histórica Praça da Ucrânia. Um espaço que se tornou símbolo da presença e da contribuição dos ucranianos para a nossa cidade, agora, totalmente revitalizado. Todo o trabalho feito reafirma nosso compromisso com a memória e com o futuro, preservando a história, mas modernizando para atender as necessidades da população”, relatou Greca em suas redes sociais.

O novo espaço conta com parquinho, bancos, floreiras e amplo ambiente de conveniência e descanso. Outras mudanças como melhor acessibilidade, sinalização tátil e rampas foram incluídas no local.

Construída em 1967, a Praça da Ucrânia homenageia uma das grandes comunidades de imigrantes em Curitiba. O local foi escolhido pela própria comunidade, no bairro Bigorrilho. A construção partiu de um esforço dos ucranianos e descendentes que mobilizaram recursos e articularam com a prefeitura à época para a construção do espaço.

Construída em 1967, a Praça da Ucrânia homenageia uma das grandes comunidades de imigrantes em Curitiba.

A demanda por reformas também partiu da população local. A Praça da Ucrânia foi ampliada e conta com símbolos da cultura ucraniana, como o novo piso que remete aos bordados ucranianos. A praça conta agora com piso mais adequado, sinalização tátil, rampas e travessias elevadas, melhoria na iluminação e instalação de pontos de energia. Esses facilitarão o retorno dos feirantes. Ali, acontecem diversas feiras livres, incluindo a maior feira noturna da cidade.

O novo projeto ocupa uma área de 6.097,58 m2 e conta com 27 árvores preservadas, além do plantio de 19 novas mudas e 8 no passeio da Av. Cândido Hartmann. São espécies como jacarandá mimoso e ipê branco. Foram incluídos ainda 47 bancos e 27 floreiras. Junto ao parquinho, também renovado, há paraciclos, facilitando a parada de ciclistas. A estátua de Tarás Shevtchénko, maior poeta ucraniano, também foi revitalizada. As obras tiveram investimento de R$ 6,2 milhões em recursos do município.

Informações Partidárias

Notícias