Loading

Pesquisar

Paraíba

Prefeitura de João Pessoa muda vida de moradores de rua

Em João Pessoa, capital administrada pelo prefeito Luciano Cartaxo (PSD), projeto Chega Junto oferece acolhimento, cursos profissionalizantes, esporte e lazer para pessoas em situação de vulnerabilidade social

24 de jul de 2017

O prefeito Luciano Cartaxo (à esquerda), visita as instalações do projeto Chega Junto, acompanhado pelo vice-prefeito, Manoel Junior

Promover a inserção social de moradores de rua e o tratamento de dependentes químicos por meio da capacitação profissional, esporte, cultura e lazer. Esse é o principal objetivo do projeto Chega Junto, realizado pela Prefeitura de João Pessoa (PB), capital da Paraíba, administrada pelo prefeito Luciano Cartaxo (PSD). Após 15 dias de operações, a iniciativa já atende seis pessoas, número que deve subir para oito até o fim desta semana.

O coordenador do projeto, Mário de Paula, explica que a unidade do Chega Junto funciona como nova moradia para os atendidos. Além de participarem de cursos profissionalizantes, eles recebem bolsas no valor de R$ 300 mensais como incentivo voltado ao trabalho e geração de renda. “Aqui eles têm acesso a todos os serviços de atenção psicossocial e oficinas no Centro Cultural de Mangabeira. Tudo isso é feito com o objetivo de devolver dignidade e cidadania a esses moradores”, revelou.

Ainda segundo Mário de Paula, a Prefeitura contratou seis “agentes redutores de danos”, que são responsáveis pela triagem dos participantes do projeto. A rotina dos moradores conta ainda com visitas frequentes a serviços da Prefeitura, entre eles o Caps (Centro de Atenção Psicossocial) e o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua.

Parceria da Prefeitura com o Ministério da Justiça, o Chega Junto integra o Plano Municipal de Políticas contra Drogas, elaborado pela Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb). O investimento para o programa é de R$ 800 mil.

Informações Partidárias

Notícias