Câmara

Projeto dá mais transparência para verbas da saúde

O deputado Antonio Brito (PSD-BA) propõe a criação de contas específicas para os repasses de recursos às entidades privadas que atendem pelo SUS

04 de jul de 2024

Os deputados Antonio Brito e Luiz Gastão

Redação Scriptum com Agência Câmara de Notícias

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou a proposta do líder do PSD, o deputado Antonio Brito (BA), para facilitar os repasses às entidades privadas que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS), como santas casas e hospitais filantrópicos. O Projeto de Lei Complementar 57/22 determina a criação de contas correntes específicas nos Estados, municípios e no Distrito Federal para as transferências da União e os repasses oriundos de emendas parlamentares destinadas ao custeio de ações e serviços de saúde.

Antonio Brito explica que a proposta tem como objetivo tornar o processo mais simples e transparente. De acordo com o parlamentar, há cerca de três mil entidades filantrópicas no Brasil que atuam no SUS. “Com a criação de conta específica, a gestão dos recursos será, além de mais transparente, mais racional.”

O texto, que tem relatoria do deputado Luiz Gastão (PSD-CE), altera pontos da Lei Complementar 141/12, que regulamenta o gasto mínimo obrigatório em ações e serviços públicos de saúde. A proposta seguirá agora para o plenário. “Isso reforçará a regra constitucional da transparência ou publicidade, facilitando o acompanhamento pelo cidadão e gestores da destinação de recursos específicos e dos respectivos gastos”, defende Gastão.

As santas casas e hospitais filantrópicos são responsáveis por 41,98% das internações de média e alta complexidade no SUS, além de executarem o maior quantitativo de cirurgias de alta complexidade, como procedimentos oncológicos, neurológicos e transplantes.