Loading

Pesquisar

Projeto de Sérgio Zveiter (PSD-RJ) beneficia bacharéis em Direito sem aprovação na OAB

Proposta aprovada regulamenta a profissão de paralegal, ou seja, assistente jurídico dos advogados, e está em análise no Senado.

20 de ago de 2014 · paralegal, Sergio Zveiter

Já aprovado pela Câmara Federal, o projeto que regulamenta a profissão de paralegal é uma opção para quem é formado em Direito, mas ainda não tem registro de advogado. O autor da proposta, deputado Sergio Zveiter (PSD-RJ), salientou que a figura do paralegal já existe em países como Canadá, Inglaterra e Estados Unidos e pode ser alternativa para os quase cinco milhões de bacharéis em Direito que estão fora da advocacia atualmente.

“Ele pode trabalhar ajudando o advogado em pesquisa, preparando a documentação necessária para o advogado estar apto a fazer a defesa oral ou audiência. Ele pode ter especialidade nessa parte de informática para digitalizar as petições”, aponta.

De acordo com Zveiter, “é muito importante destacar que o paralegal não é advogado; logo, não exerce e não pode executar nenhum ato privativo da advocacia”. Ele explica que o paralegal “não pode peticionar sozinho nem fazer sustentação oral, então não há usurpação das funções atribuídas constitucionalmente aos advogados”.

O projeto, que atualmente está em análise no Senado, fixou o prazo de três anos para o exercício da atividade. Após esse período, o profissional deve ser aprovado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para continuar atuando na área, como advogado pleno. 

Informações Partidárias

Notícias