Loading

Pesquisar

CÂMARA

Proposta exige mais civilidade dos motoristas

Comissão aprova multa para condutor que não reduz velocidade em caso de atendimento médico ou obra na pista

15 de jan de 2026

O deputado Diego Andrade: texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado antes de ser encaminhado à sanção presidencial

Edição Scriptum com Agência Câmara

Projeto que obriga motoristas a reduzir a velocidade para 60 km/h ou a velocidade máxima da pista, se for inferior, em caso de atendimento médico ou obras na via, foi aprovado na Comissão de Viação e Transportes da Câmara com base em relatório favorável do relator, deputado Diego Andrade (PSD-MG).

A proposta altera o Código de Trânsito Brasileiro. Pelo texto, os motoristas deverão ainda, nesses casos, mudar de faixa, sempre que possível, mantendo uma distância segura de veículos e pessoas. O descumprimento das orientações será considerado infração grave (deixar de reduzir a velocidade) ou média e será punido com multa.

O texto aprovado é o substitutivo proposto pelo relator ao Projeto de Lei 4511/24, do deputado Gilberto Abramo (Republicanos-MG). Segundo Diego Andrade, o substitutivo mantém o propósito central do projeto ao mesmo tempo em que corrige imperfeições técnicas que poderiam dificultar sua aplicação prática.

“Considerando o aumento dos acidentes envolvendo profissionais em rodovias e a necessidade de modernizar o Código de Trânsito Brasileiro em consonância com experiências internacionais, entendo que a aprovação do projeto representa um avanço importante para o trânsito brasileiro”, disse.

A proposta ainda será analisada, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. O texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado antes de ser encaminhado à sanção presidencial.

Informações Partidárias

Notícias