Loading

Pesquisar

PSD lamenta o falecimento do filósofo Leandro Konder

Em nota de pesar, o presidente do partido, Gilberto Kassab, destaca a importância de Konder para o pensamento político no Brasil; ele foi um dos maiores estudiosos do marxismo no país e sofria de mal de Parkinson.

13 de nov de 2014

Leandro Konder foi um dos maiores estudiosos do marxismo no Brasil

O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, lamentou nesta quinta-feira (13) o falecimento do filósofo Leandro Konder, um dos maiores estudiosos do marxismo no Brasil e, durante a ditadura militar, ativo defensor de causas trabalhistas como advogado de associações sindicais. Por sua proximidade com trabalhadores e militantes de movimentos sociais, foi preso e torturado. Exilou-se na Europa em 1972. Morou na Alemanha e na França antes de voltar ao Brasil, seis anos depois.

Konder tinha 78 anos e morreu na tarde de quarta-feira (12), no Rio. Ele sofria de mal de Parkinson há mais de dez anos. Formado em direito, Konder fez doutorado em filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e foi professor titular do Departamento de Educação da PUC-Rio.

Veja a íntegra da nota de Gilberto Kassab:

“O Partido Social Democrático lamenta o falecimento do filósofo Leandro Konder. Profundo estudioso do marxismo, ele deu grande contribuição ao pensamento político brasileiro. Nosso mundo acadêmico fica mais pobre com a perda de um intelectual desse porte. À família, nossa solidariedade.”

 

Informações Partidárias

Notícias