PSD Mulher realiza em Natal seu primeiro encontro regional

Evento vai debater a ampliação da participação feminina na política e acontecerá também nas regiões Norte, Centro-Oeste, Sul e Sudeste.

27 de nov de 2014

Alda Marco Antonio, coordenadora do PSD Mulher.

Neste final de semana será realizado em Natal, no Rio Grande do Norte, o primeiro de uma série de encontros regionais do PSD Mulher, com o objetivo de ampliar a participação feminina nas atividades políticas. Na capital potiguar, o evento – que terá a presença da coordenadora nacional Alda Marco Antonio – marcará também o lançamento do PSD Mulher no Rio Grande do Norte, que será presidido por Julianne Faria, esposa do governador eleito Robinson Faria (PSD).

O encontro acontecerá no sábado (29), das 9h às 12h, no hotel Ocean Palace, e contará com a participação de representantes do PSD Mulher dos nove Estados da região Nordeste (Rio Grande do Norte, Alagoas, Pernambuco, Ceará, Maranhão, Piauí, Paraíba, Bahia e Sergipe). Nos próximos meses, serão organizados encontros regionais nas regiões Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Julianne Faria

A coordenadora nacional do PSD Mulher, Alda Marco Antonio, diz que o encontro será uma oportunidade de discutir a importância da participação das mulheres na política e na sociedade. “Vamos ampliar as atividades das pessedistas no Rio Grande do Norte como candidatas e militantes, ampliando os projetos e ações femininas nos diretórios municipais”, destacou.

O objetivo do trabalho é garantir, nos próximos anos, que o partido lance cada vez mais candidatas mulheres nas eleições municipais e estaduais.

Conforme explica Alda Marco Antonio, embora a participação das mulheres nos processos eleitorais venha crescendo nos últimos anos, elas ainda têm baixa representação parlamentar. O número de candidatas à Câmara Federal que participaram da eleição deste ano, por exemplo, registrou salto expressivo, chegando a 1.765, contra 935 em 2010, com aumento de 88,77%. “Apesar disso, as urnas mostraram um resultado ainda insuficiente: menos de 10% dos novos deputados federais eleitos são mulheres. Uma representação desproporcional, quando se considera que as mães, professoras, executivas, empresárias, donas de casa e trabalhadoras de todas as áreas representam 51% da população”, conclui Alda.