Loading

Pesquisar

Punição a agressores de animais é tratada com ironia na Câmara

Portal Terra (07/01/2012) – A Frente Parlamentar em Defesa dos Animais na Câmara, criada pelo deputado Ricardo Izar (PSD), quer criar um estatuto, a exemplo do que ocorreu com os idosos e adolescentes.

09 de jan de 2012 · animais, projetos, PSD, Ricardo Izar

As dificuldades encontradas pelo deputado Ricardo Izar (PSD-SP) para criar a Frente Parlamentar em Defesa dos Animais na Câmara mostra que a causa ainda está dando seus primeiros passos, mas está avançando. Reportagem publicada neste domingo, dia 8, pelo portal Terra afirma que atualmente, a Câmara tem 30 projetos sobre o tema em tramitação. O objetivo da Frente Parlamentar, que passou a funcionar em setembro do ano passado, “é criar um estatuto, a exemplo do que ocorreu com os idosos e adolescentes, para coibir abusos, como a morte recente de um cão da raça yorkshire por espancamento, filmada e noticiada em todo o País no fim do ano passado”, diz a matéria.

Até que a Frente fosse lançada, disse Izar ao Terra, foram oito meses de tratativas, onde Izar ouviu risos e ironias. “Para os outros deputados, a questão é tratada em segundo plano, mesmo sendo um assunto de saúde humana e pública. Escutei ironias e piadas diversas vezes. É preciso regulamentar tudo para deixar claro quais são as obrigações, o que não acontece hoje no Brasil”, disse Izar. A matéria diz ainda que a Frente está levantando questões regionais para, sem eguida, elaborar um estatuto geral.

“Entre os projetos que tramitam na Câmara, há temas variados, como fim de circos com animais, abate humanitário, proibição do uso da pele de chinchila, restrição à caça em alguns estados, médicos veterinários gratuitos para famílias de baixa renda e fracionamento de medicamentos”, afirma o Terra.

Há também projetos que pedem penas mais rigorosas às pessoas que cometem maus tratos. São três e aguardam votação.

Informações Partidárias

Notícias