Loading

Pesquisar

PARANÁ

Ratinho Jr. sanciona isenção de IPVA para carros elétricos

Governador do PSD quer incentivar o uso de automóveis movidos a energia elétrica, que conferem maior eficiência e menor consumo em comparação aos movidos à combustão

24 de out de 2019

O Paraná tem 7.365.163 veículos e apenas 341 são elétricos, o que representa 0,004% da frota. Foto: Dani Catisti/Copel

Edição: Scriptum

O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) sancionou nesta semana o projeto de lei que zera a alíquota do IPVA de veículos elétricos até o dia 31 de dezembro de 2022. A alíquota vigente antes da medida adotada pelo governador era de 3,5%.

O objetivo de Ratinho Junior, autor do projeto aprovado pela Assembleia Legislativa, é incentivar o uso de automóveis movidos à energia elétrica, que conferem maior eficiência e menor consumo em comparação aos movidos à combustão. “Pretendemos tornar os veículos elétricos mais acessíveis à população. Precisamos de soluções sustentáveis no trânsito e o uso de carros que poluem menos é uma delas”, destacou o governador.

Ainda segundo Ratinho Junior, a iniciativa “reforça a visão do Governo do Estado de buscar mais sustentabilidade e cuidar do meio ambiente, em consonância com o que já acontece em outros países.”

O Paraná tem 7.365.163 veículos e apenas 341 são elétricos, o que representa 0,004% da frota, segundo a tabela de agosto do Departamento de Trânsito (Detran). São 158 automóveis, 127 motonetas e 29 quadriciclos.

O Estado já conta com políticas de incentivo e a maior eletrovia do País, implantada pela Companhia Paranaense de Energia (Copel), que corta o Paraná de Leste a Oeste via BR-277. A Copel se prepara para atender um incremento de até 700% no consumo de carros elétricos no Estado.

O Brasil tem 14.838 veículos desse tipo em circulação. O mês de julho foi o mais movimentado na história do setor, com 960 vendas, segundo a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE).

Informações Partidárias

Notícias