Loading

Pesquisar

GESTÃO

Ratinho Junior é aprovado por 75% dos curitibanos, diz pesquisa

Eleito em outubro com 60% dos votos, o governador do Paraná atingiu novo patamar de aprovação antes de completar 3 meses no cargo, mostra levantamento da Paraná Pesquisas

27 de mar de 2019 · Parana, Previdência, Ratinho Junior

Em reunião de governadores em Brasília, Ratinho Junior defendeu a reforma da Previdência

Edição: Scriptum

Eleito em outubro do ano passado com 60% dos votos válidos, o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) vem ganhando apoio da população desde que assumiu o governo, em janeiro. Pesquisa de opinião feita pela Paraná Pesquisas com 904 eleitores da capital entre os dias 16 e 20 de março indicou que 75,1% dos entrevistados aprovam agora a gestão de Ratinho Junior, enquanto 19,4% desaprovam e 5,5% afirmaram não saber ou não opinaram.

O percentual de eleitores que consideram a gestão do pessedista boa ou ótima chega a 56,2%, enquanto os que a avaliam como ruim ou péssima somam 14,9%. Outros 2,9% não souberam ou não quiseram opinar. O grau de confiança da pesquisa é de 95%, com margem de erro de 3,5 pontos porcentuais.

O instituto também pediu que os entrevistados classificassem a gestão de Ratinho em ótima, boa, regular, ruim ou péssima. A maior parte fez uma avaliação positiva do governo: 13,2% apontaram a gestão como ótima, enquanto 43% avaliaram como boa. Outros 26% classificaram a atuação de Ratinho como regular; 8,5%, como ruim; e 6,4%, como péssima. Entre os entrevistados, 2,9% não souberam ou não quiseram opinar.

Segundo o Paraná Pesquisas, entre os homens a desaprovação do governo é maior (20,8% contra 18,1% das mulheres). Jovens de 16 a 24 anos e idosos de 60 anos ou mais também estão entre os que mais desaprovam a gestão (21,7% e 21,1%, respectivamente). No que diz respeito à escolaridade, a maior desaprovação está entre os que têm ensino superior (21,6%), enquanto curitibanos com ensino fundamental são os que mais aprovam o governo (79,5%).

Mais recursos

Nesta terça-feira (26), o governador Carlos Massa Ratinho Junior participou em Brasília da reunião extraordinária do Fórum de Governadores e defendeu que Estados e municípios com boa situação financeira tenham acesso prioritário a recursos federais para investimentos. Ele ressaltou que é necessário agilizar financiamentos para projetos de infraestrutura.

“Os bancos estatais, como Banco do Brasil, Caixa Econômica e o BNDES, deveriam disponibilizar esse recurso de forma mais rápida aos estados com boa capacidade de endividamento”, disse ele em entrevista à rádio CBN Curitiba. “O Paraná é um dos estados com melhor saúde financeira do País”, completou.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, participou do encontro e reforçou o pedido de apoio dos governadores para a aprovação da reforma da Previdência. Segundo ele, após este processo a atenção será toda em relação ao apoio federal aos Estados e municípios. Guedes falou que haverá um amplo debate sobre o novo pacto federativo, para redistribuição de recursos arrecadados pela máquina pública, e sobre a repartição de royalties do petróleo.

“A Previdência é um problema que coloca em risco a saúde financeira do país, isso se ainda tiver saúde financeira. Não dá para tapar o sol com a peneira, a Previdência tem déficit todos os anos”, afirmou Ratinho Junior. Ele salientou que é necessário mostrar à sociedade a importância dessa pauta, reforçando que a reforma vai diminuir privilégios.

“Tem uma casta privilegiada, 1 milhão de pessoas que recebem aposentadoria e ficam com 30% a 40% do bolo que vai para a previdência. As outras 30 milhões dividem 60% a 70%”, disse. “A reforma é importante, foi muito bem estudada e está no Congresso. O governo precisa avançar na sinalização à população de que os privilégios vão acabar”, afirmou.

Informações Partidárias

Notícias