
Ratinho Junior inaugura o aeroporto de Pato Branco. Foto: José Fernando Ogura/ANPr
Edição: Scriptum
O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, inaugurou na última quinta-feira (10) o Aeroporto Municipal Juvenal Loureiro Cardoso, de Pato Branco, Sudoeste do Paraná. O terminal recebeu no mesmo dia o seu primeiro voo, da Azul Linhas Aéreas, partindo de Curitiba. A empresa fará operações semanais atendendo o Sudoeste paranaense e o Noroeste de Santa Catarina.
O governador acompanhou o batismo da primeira aeronave da Azul a pousar no aeroporto, recepcionou os passageiros e cumprimentou os tripulantes. O Governo do Estado investiu R$ 2,87 milhões na pavimentação asfáltica, recapeamento e sinalização horizontal da pista de pouso, área de escape, pátio de manobras e pista de taxiamento. O Estado também ofereceu incentivos fiscais para a operação da Azul no município.
Ratinho Junior afirmou que o aeroporto e a nova linha comercial serão importantes indutores econômico do Sudoeste. “Uma linha aérea ajuda na parte de negócios e abre a possibilidade de mais empresas virem para cá”, disse ele. “Nenhum país do mundo consegue se desenvolver sem infraestrutura. Precisamos de boas rodovias, ferrovias e aeroportos regionais. É assim que o Brasil deve caminhar. Precisamos fortalecer os aeroportos e voos regionais”, afirmou.
Para o prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, o aeroporto é um divisor de águas para o desenvolvimento da região. “Este investimento atende a forte demanda do Sudoeste. É um diferencial como atrativo de investimentos e consolidação dos empreendimentos presentes aqui”, afirmou ele.
A Azul também começou a operar no Aeroporto Luiz Dalcanale Filho, de Toledo, no oeste do Paraná, inicialmente com um voo semanal para Curitiba.
Incentivo
A operação da Azul nos aeroportos de Pato Branco e de Toledo está dentro do programa de incentivo do Governo do Paraná para ampliar a oferta de voos regionais no Estado.
O Governo do Estado reduz o ICMS sobre o querosene de aviação em dois pontos percentuais a cada nova rota criada nos aeroportos do Paraná. O incentivo fiscal diminui os custos com o combustível, que é um dos grandes custos das empresas aéreas. O incentivo fiscal vai até o limite de 8% e pode beneficiar todas as companhias interessadas em operar novas rotas do Paraná. “Estamos conversando com outras empresas aéreas, como a Gol e a Latam, para que elas possam aumentar o número de voos no Paraná”, disse Ratinho Junior.