O bom desempenho de Ratinho Junior é consequência dos resultados já obtidos este ano em diversas ações da gestão. Foto: Arnaldo Alves / ANPr.
Ao final de seu primeiro ano como governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) é aprovado por 73,6% dos moradores da capital, Curitiba, e tem cacife para ser um importante aliado do candidato do partido nas eleições municipais de 2020. A constatação é do Instituto Paraná Pesquisas, que fez entrevistas pessoais com 1.352 eleitores de Curitiba, durante os dias 11 a 13 de dezembro de 2019. O grau de confiança é de 95% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,5% para os resultados gerais.
A Paraná Pesquisas também pediu aos entrevistados que classificassem a administração de Ratinho Junior entre “ótima, boa, regular, ruim ou péssima”. A maior fatia considera que se trata de uma “boa” gestão (44,1%), seguida de “regular” (26,6%) e “ótima” (13,6%). Apenas 6,9% classifica a administração como “ruim” e 6,6% como “péssima”. Além disso, 2,3% “não sabe ou não opinou”.
De acordo com a pesquisa, Ratinho Junior se sai melhor entre pessoas mais velhas e menos escolarizadas. Do grupo de entrevistados com idade de 16 a 24 anos, a aprovação é de 67,3% e a reprovação é de 28,3%. Já no grupo com 60 anos ou mais, 78,6% aprova e 18,1% desaprova.
Já em relação ao grau de escolaridade, o desempenho do chefe do Executivo é melhor no grupo com ensino fundamental: 78,3% aprova e 18,1% desaprova. No grupo daqueles com ensino médio, 76,8% aprova e 18,6% desaprova. Já entre aqueles com ensino superior, 66,9% aprova e 28,4% desaprova.”
Serviços
O bom desempenho de Ratinho Junior é consequência dos resultados já obtidos este ano em diversas ações da gestão. Uma delas é o reforço dado ao programa Paraná Cidadão, por exemplo, que fechou 2019 com cerca de 265 mil atendimentos, um aumento de 66,5% em comparação ao ano passado – em 2018 foram 156 mil. A última feira de 2019 terminou nesta sexta-feira (13), em Santa Helena, no Oeste do Estado. O programa promoveu 23 feiras que ofertaram mais de 30 serviços gratuitos à população.
“Este é o reflexo do governo que se importa com os paranaenses e que leva à população oportunidade de ter inclusão e cidadania. O nosso governo trabalha com o povo e para o povo. O nosso objetivo é levar dignidade a quem mais precisa”, destacou o secretário da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, que é um dos nomes do PSD para concorrer à Prefeitura da Capital nas eleições de 2020.
O secretário Ney Leprevost durante evento do Paraná Cidadão
O Paraná Cidadão passou neste ano pelos municípios Campo Magro, Piraquara, Porto Barreiro, Nova Aurora, Mandirituba, Palotina, Carlópolis, Porecatu, Assaí, Clevelândia, Jaguariaíva, Querência do Norte, Rondon, Santa Isabel do Oeste, Almirante Tamandaré, Jandaia do Sul, Guaraniaçu, Colombo, União da Vitória, Guaratuba, Campo Largo, Cascavel e Santa Helena.
O Paraná Cidadão acontece durante três dias. No primeiro é disponibilizada a emissão de carteira de identidade e CPF exclusivamente para crianças e adolescentes – o serviço faz parte do Programa Criança e Adolescente Protegidos, desenvolvido pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) em parceria com o Governo do Estado, por meio das Secretarias de Justiça, Família e Trabalho; de Segurança Pública; e da Educação e do Esporte Educação, entre outras.
Nos outros dois dias o atendimento é para o público em geral. A feira oferece emissão de carteira de trabalho, IdJovem, RG e CPF, cadastro para a tarifa social de água e luz, curso de smartphone para idosos, orientação jurídica e nas áreas de direitos humanos, defesa do consumidor, assistência social, saúde, educação, segurança, trânsito, habitação, inclusão digital, além de atividades de cultura e lazer, entre outros.
De janeiro a setembro deste ano o Paraná teve queda de 16,6% no número de casos de homicídios
Segurança
Outro aspecto da gestão é o foco na segurança pública. O Paraná mantém o ritmo de redução no número de homicídios dolosos. De janeiro a setembro deste ano o Estado registrou queda de 16,6% nos casos, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Durante os primeiros nove meses de 2019 foram registradas 1.248 ocorrências – 250 a menos do que em 2018. Os dados foram divulgados pela Secretaria da Segurança Pública.
Curitiba acompanhou a tendência de queda, com uma redução de 23,7%. Em números absolutos são 56 casos a menos. Nos primeiros nove meses deste ano foram 180 homicídios, contra 236 no mesmo período do ano anterior.
O secretário de Estado da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, diz que a redução dos homicídios é resultado da atuação da polícia. “A Polícia Militar está mais presente em todas as regiões do Estado com patrulhamento preventivo e ostensivo, e a Polícia Civil tem intensificado as investigações e prendendo suspeitos, fatores que inibem a ocorrência de mais crimes”, afirma ele. “Além disso, há atuação da Polícia Científica, que elabora os laudos, o que auxilia na elucidação de diversos casos”.