Loading

Pesquisar

ESTADOS

Ratinho Junior vai reforçar ações sanitárias no Paraná

Além das medidas já adotadas, como interrupção das aulas na rede pública e privada, o governador do Paraná reuniu integrantes do governo para acompanhamento diário da situação

18 de mar de 2020

O governador Ratinho Jr assina decreto suspendendo aulas na rede estadual

No Paraná, a manhã de quarta-feira (18) começou com uma reunião convocada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) para discutir novas providências para evitar a proliferação do coronavírus no Estado. Segundo o governador, as equipes do governo devem estar integradas e buscar soluções para as situações impostas pela doença diariamente, de forma a minimizar ao máximo o impacto da pandemia sobre a população paranaense. Uma série de iniciativas foram debatidas e serão avaliadas sob o aspecto legal para serem divulgadas o mais breve possível.

A reunião teve a participação de gestores da Procuradoria-Geral do Estado, Saúde, Casa Civil, Segurança Pública, Defesa Civil, além da presença do comandante da 5ª Divisão de Exército, general Carlos José Russo Assumpção Penteado, e do superintende da Polícia Rodoviária Federal no Paraná, Ismael de Oliveira.

A Secretaria de Estado da Saúde confirmou na terça-feira (17) mais seis casos de coronavírus no Paraná – em Cianorte, Campo Largo, Curitiba, Pinhais e Londrina. Agora, o número de casos confirmados da doença no Paraná soma 12 pacientes. Todos os confirmados são casos importados, ainda não há registros de transmissão comunitária no Paraná.

A paciente de Cianorte tem 62 anos e esteve nos Emirados Árabes em fevereiro. Ela está em isolamento domiciliar depois de ter sido hospitalizada. O quadro clínico é considerado moderado. O exame foi realizado pelo Laboratório Central do Estado (Lacen/PR). Já em Londrina, trata-se de uma mulher de 52 anos que esteve na Itália.

Os pacientes de Curitiba são um homem de 28 anos e uma mulher de 26, que viajaram para São Paulo. O caso confirmado em Campo Largo é de uma mulher de 62 anos que viajou para a Itália. Já em Pinhais, a confirmação refere-se a um homem de 27 anos que esteve em um evento de uma multinacional com um palestrante da Espanha e pessoas de diversos Estados do País.

Aulas suspensas

Assim como na rede pública, as aulas nas escolas particulares do Paraná também serão suspensas a partir da próxima sexta-feira (20) como forma de prevenção à circulação do coronavírus no Estado. A paralisação é obrigatória e consta no decreto número 4.258, assinado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior nesta terça-feira (17). A medida atende a uma solicitação do próprio setor da educação.

O documento altera o artigo 8º do decreto 4.230, que na segunda-feira (16) havia definido a interrupção nas aulas da rede pública estadual, que atende mais de 1 milhão de alunos. Também haverá a suspensão nas universidades estaduais e entidades conveniadas ao Estado.

De acordo com a nova redação, o período de suspensão poderá ser compreendido como antecipação do recesso escolar de julho de 2020. “As medidas têm como objetivo amenizar a proliferação do vírus”, reafirma o governador.

Informações Partidárias

Notícias