
Reviver Zona Norte terá ações coordenadas para requalificação urbana
Edição Scriptum com Prefeitura do Rio
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), assinou decreto publicado na sexta-feira (3) que oficializa o programa Reviver Zona Norte – Patrimônio, iniciativa que visa a reestruturação urbana, econômica e social da região da Leopoldina, com início em Bonsucesso. O programa aproveita os incentivos do novo Plano Diretor, aprovado em 2023, com estímulos para adensamento residencial, melhorias na infraestrutura e habitações de interesse social. A expectativa é a criação de mais de 14 mil unidades residenciais, que poderão trazer cerca de 4 mil moradores à região.
O programa prevê uma série de ações coordenadas para requalificar a região, como a reurbanização de ruas e praças, ampliação da arborização, criação de ciclovias, melhoria da conexão entre diferentes modais de transporte e a implementação de parque linear. Para reduzir as ilhas de calor, o plano também inclui novas áreas verdes e um programa de plantio no corredor do BRT.
Segundo o prefeito Eduardo Paes, o bairro foi escolhido por reunir problemas como déficit habitacional, escassez de áreas verdes e esvaziamento econômico. Ele destacou que o objetivo é expandir gradualmente o Reviver Zona Norte para toda a região da Leopoldina, que perdeu 19% de sua população entre 2010 e 2022 devido à violência, abandono e degradação urbana. A proposta inclui soluções para reduzir o calor urbano, ampliar a arborização e melhorar a acessibilidade.
O Reviver Zona Norte – Patrimônio utilizará mecanismos previstos no Plano Diretor, como a desapropriação por hasta pública, uma espécie de leilão que substituirá imóveis abandonados ou subutilizados por novos empreendimentos. O programa também se beneficia da Zona Franca Urbanística, que estabelece parâmetros diferenciados e incentiva o maior aproveitamento dos terrenos ao longo do entorno da Avenida Brasil, permitindo o aumento de potencial construtivo e gabarito. Além disso, a iniciativa prevê parcerias público-privadas (PPPs) para a viabilização das intervenções.
Estão contempladas ainda a implantação de “fachadas ativas”, quando o térreo do edifício é destinado a usos não residenciais, como lojas e restaurantes, e o redesenho de áreas públicas.
Com o programa, o município espera, além de modernizar a infraestrutura e ampliar a oferta habitacional, que o projeto incentive a economia local e a qualidade de vida dos moradores, tornando a Zona Norte um exemplo de revitalização urbana para toda a cidade, assim como o Reviver Centro tem feito na região central.
Histórico
Sancionado em 2021, o Reviver Centro garante incentivos fiscais e edilícios e permissões de novos usos para fomentar a construção de moradias e o retrofit de prédios comerciais ociosos, convertendo-os em edifícios de uso residencial ou misto. Em 2023, o programa passou por uma atualização e ganhou novas regras para incentivar ainda mais a atividade imobiliária na região. Desde sua criação, 59 licenças já foram emitidas, totalizando 5.424 novas unidades residenciais no Centro. Das 59, apenas 11 são para construções de novos prédios e 48 são para reconversão de imóveis já existentes (retrofit).