Loading

Pesquisar

Internacional

Robinson Faria vai à China em busca de investimentos

Governador do Rio Grande do Norte está visitando autoridades e empresários chineses para apresentar potencial econômico de seu Estado e atrair recursos que gerem emprego e renda

03 de mar de 2017

Na China, Robinson Faria tem se reunido com autoridades e empresários de diversas áreas para apresentar as possibilidades de investimento existentes em seu Estado.

O governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD), está na China em missão comercial. Ele tem se reunido com autoridades e empresários de diversas áreas para apresentar as possibilidades de investimento existentes em seu Estado. Esta semana, por exemplo, Robinson e a comitiva potiguar visitaram a Canny Elevator, a maior fabricante chinesa de elevadores e escadas rolantes, localizada na cidade de Suzhou. A empresa pretende implantar um centro de assistência e treinamento para começar a operar no Brasil.

De acordo com o governador, “a empresa deseja implantar uma unidade industrial no Brasil e viemos apresentar os potenciais do nosso Estado para receber essa fábrica. Nos reunimos com a diretoria comercial e estamos buscando mais esse investimento para o Rio Grande do Norte”.

Após a visita, Robinson Faria se reuniu com representantes do Fundo de Investimentos do governo chinês para apresentar os potenciais do RN na fruticultura, na área portuária e outras atividades comerciais. “Após a apresentação, os investidores manifestaram o interesse em ir ao Rio Grande do Norte e conhecer de perto nosso Estado”, contou o governador.

Na quinta-feira, a comitiva do governo potiguar esteve no Parque Nacional de Alta Tecnologia Industrial de Suzhou, uma Zona de Processamento de Exportações (ZPE) que recebe produtos de outros países e os processa para a distribuição na China. A ZPE de Suzhou, junto com outras zonas econômicas especiais, é apontada como viabilizadora do crescimento da produção industrial na China.

O governador apresentou os potenciais do RN na fruticultura, na área portuária e outras atividades comerciais.

“Foi uma visita muito importante dentro da nossa missão comercial na China, porque além de termos conhecido e compreendido o funcionamento desta área, fizemos contatos importantes, em que pudemos apresentar as potencialidades do Rio Grande do Norte, especialmente no que diz respeito à exportação de frutas, peixes, camarão e alimentos em geral, e percebemos um grande interesses dos chineses especialmente pela localização estratégica do nosso Estado”, afirmou o governador.

O governador destacou que o contato com empresários da ZPE chinesa poderá representar a abertura de um importante mercado para as empresas do RN. Na ocasião, Robinson Faria convidou os chineses para conhecerem a produção de fruticultura local, e falou ainda sobre a produção de minérios e a construção do Terminal Pesqueiro. A comitiva do RN também expôs aos chineses a consolidação do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante como o que mais exporta no Nordeste.

Na semana anterior, Robinson Faria já havia se reunido com empresários e investidores na sede da Câmara de Comércio da cidade de Hong Kong. Na reunião o governador tratou da instalação de uma fábrica de placas coletoras de energia solar, de novos investimentos em energia eólica, construção de um porto privado e exportações de frutas. “Nos reunimos com alguns dos maiores investidores do mundo em energia eólica e solar. Apresentamos estudo sobre as potencialidades econômicas e oportunidades de investimentos”, afirmou o governador.

Em Xangai, o governador assinou protocolo de intenções para instalação da fábrica de placas coletoras de energia solar com a Chint Eletrics Co. A Chint possui instalações na Índia, Alemanha e Estados Unidos e agora deseja atingir o mercado da América do Sul, a partir de uma fábrica no RN, cuja posição geográfica permitirá acesso aos mercados da África e América Central. “A Chint é uma das maiores empresas do mundo no setor e o protocolo permitirá o início do investimento em nosso Estado, o que vai gerar emprego e renda para o nosso povo”, explicou Robinson.

Antes da viagem do governador à China, representantes de empresas chinesas estiveram no RN para manifestar o interesse de investir no Estado e convidá-lo para conhecer as instalações naquele país.

Informações Partidárias

Notícias