Loading

Pesquisar

No DF, Santana diz que salário de servidor é prioridade

Vice do PSD tomou posse ao lado do governador Rodrigo Rollemberg na Assembleia Legislativa; cerca de 500 pessoas acompanharam a cerimônia.

01 de jan de 2015 · Distrito Federal, posse, renato santana, rodrigo rollemberg

20150101131911884485i

Rollemberg faz o discurso de posse: para ele e Renato Santana (à esquerda, de gravata roxa), salário de servidor é prioridade

O vice-governador do Distrito Federal, Renato Santana, do PSD, foi empossado no cargo nesta quinta-feira (1), ao lado do governador Rodrigo Rollemberg (PSB), e disse que os salários dos servidores públicos serão tratados como prioridade. “Não podemos cometer irresponsabilidades. Temos que ir honrando compromissos e o salário de servidor é prioridade”, disse Santana.

Este é um dos principais problemas do Governo do Distrito Federal atualmente. Nos últimos dias, várias categorias profissionais ligadas ao GDF têm reclamado de atrasos nos salários. O Sindicato dos Professores do DF (Sinpro-DF), por exemplo, afirma que 12 mil professores estão sem receber o 13º, que deveria ter sido pago no último dia 20. O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do DF (Sindsaúde) diz que 6 mil funcionários da categoria também não receberam o 13º, abono de férias e horas-extras – atrasadas desde outubro. Veja aqui reportagem publicada pelo G1.

O governador Rodrigo Rollemberg reiterou que pagamentos de trabalhadores serão creditados: “Vamos tomar todas as medidas, fazer de tudo para garantir o pagamento de salários atrasados”.

Na solenidade de posse, realizada no auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Rollemberg conclamou a população a fazer um pacto por Brasília para enfrentar o que ele chamou de crise sem precedentes enfrentada pela capital federal. “A cidade está destroçada. Os serviços públicos estão deteriorados. Vivemos o maior desequilíbrio econômico e financeiro da história”, disse.

A posse de Rollemberg e Santana foi acompanhada por cerca de 500 pessoas, entre as quais o deputado federal Rogério Rosso, futuro líder da bancada do PSD na Câmara Federal, e Hélio José, também do PSD, suplente que assumirá o lugar de Rollemberg no Senado Federal. Do lado de fora da Câmara Legislativa, mais de 1.000 pessoas tentavam acompanhar a cerimônia.

Depois da posse na Câmara Legislativa, Agnelo Queiroz e Tadeu Filippelli, governador e vice cujos mandatos terminaram ontem (31), transferiram os cargos para Rollemberg e Santana, que empossaram os 24 secretários do novo governo.

O combate à corrupção e à burocracia são dois dos principais desafios do novo governo do Distrito Federal, segundo o vice-governador Renato Santana. Fundador do PSD, ele vem insistindo, desde a época da campanha eleitoral que o elegeu, sobre a necessidade de combater “de maneira radical” a corrupção no serviço público e as consequências que ela provoca para o desenvolvimento da cidade. “A corrupção vem do excesso de burocracia. É uma corrente, uma coisa vai puxando a outra. Esse é um ponto que nós temos que combater de forma radical”, diz. Para Rollemberg, “a burocracia é irmã da corrupção”.

Funcionário público de carreira há 20 anos, Santana acredita que o processo de enfrentamento à corrupção passa pela valorização dos servidores, não só nas condições salariais, mas também nas condições de trabalho. “Uma das medidas é transferir para o servidor de carreira as funções de cargos comissionados, por exemplo”, diz. “O Distrito Federal tem hoje quase 20 mil cargos comissionados. Queremos reduzir esse número e ter o servidor de carreira valorizado, fazendo a gestão do seu Estado”.

O governador Rollemberg disse, em seu discurso de posse, que vai trabalhar para reduzir as desigualdades entre a região central de Brasília e o restante do DF e o Entorno. “Não serei governador voltado apenas às regiões mais ricas, nosso objetivo é reduzir as imensas desigualdades.”

Rollemberg e Santana foram eleitos em outubro do ano passado, no segundo turno, com 812.036 votos, o equivalente a 55,56% dos votos válidos.

Informações Partidárias

Notícias