Loading

Pesquisar

Empreendedorismo

Santa Catarina se destaca na geração de startups

Estado governado por Raimundo Colombo (PSD) é o segundo com maior número absoluto de startups, seguido por Minas Gerais e Rio de Janeiro – e perdendo apenas para São Paulo

31 de out de 2017

O governador Raimundo Colombo

Santa Catarina é o segundo Estado com maior número absoluto de startups, seguido por Minas Gerais e Rio de Janeiro – e perdendo apenas para São Paulo. A constatação é do empreendedor Felipe Matos, fundador da aceleradora Startup Farm e diretor executivo do grupo Dínamo, que luta por melhorias em políticas públicas para startups. Em seu blog (veja aqui), publicado também no portal www.estadao.com.br, Matos destaca que o Estado governado por Raimundo Colombo (PSD) é o único a emplacar três cidades na lista das top 10.

Baseando-se em dados de pesquisa realizada pela ABStartups em parceria com a Accenture, com a participação de mais de mil startups de todos os Estados do país, ele cita que na lista das top 10 cidades, Florianópolis aparece na segunda posição, atrás apenas de São Paulo e seguida por Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Outro ponto de destaque foi a presença de cidades do interior na lista: Uberlândia (MG), Joinvile (SC) e Blumenau (SC), que ocupam a sexta, sétima e décima posições, respectivamente.

No blog, ele explica que “achei muito notável a presença de cidades relativamente pequenas no ranking de quantidade, sugerindo que elas concentram alta densidade de startups. Assim, decidi cruzar os dados da pesquisa com os de tamanho da população segundo o IBGE, para estabelecer um ranking de densidade dos ecossistemas. Os resultados colocam Santa Catarina em liderança com folga entre os Estados, seguido pelo Distrito Federal e Minas Gerais”.

Já no ranking de cidades, explica Felipe Matos, Florianópolis é líder absoluta, com densidade 10 vezes maior que São Paulo, por exemplo (que ficou na 15ª posição). O estado de Santa Catarina impressiona aqui mais uma vez. Lidera os 3 primeiros lugares entre as cidades com mais densidade, com Florianópolis, Chapecó e Joinvile. Das top 10 cidades mais densas em startups, 6 estão no Estado.

Na hora de medir a eficiência por cidade, de acordo com o blog, “os destaques ficam por contas de municípios menores, que mesmo com um PIB pequeno, conseguiram gerar um número relevante de startups. Nesse ranking, Itajubá (MG) ficou em primeiro lugar, seguida por Tubarão (SC), Balneário Camboriú (SC) e Campina Grande (PB). As grandes capitais ficaram de fora das top 20 cidades mais eficientes. São Paulo ficou em 37º lugar”.

Informações Partidárias

Notícias