Loading

Pesquisar

Competitividade

Santa Catarina trabalha para atrair investimentos

Estado governado por Raimundo Colombo (PSD) realiza seminário em São Paulo para atrair investidores e busca maior aproximação com a China, para aumentar suas exportações

24 de out de 2017

Raimundo Colombo se reuniu com o presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China, Charles Tang.

O potencial de bons negócios existentes no Estado governado por Raimundo Colombo (PSD), será o tema do Santa Catarina Day, que a Investe SC realizará nesta quinta-feira (26) em São Paulo, na sede da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate). O evento reunirá mais de 55 instituições e empresas ligadas a investidores.

Também com o objetivo de atrair investimento para o Estado, o governador Raimundo Colombo recebeu, na tarde de segunda-feira (23), o presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China, Charles Tang. Colombo frisou que a relação internacional com a China já é bastante expressiva e que Santa Catarina tem interesse em novos investimentos, oferecendo, mesmo diante da crise econômica do país, um cenário atraente com indicadores de desempenho econômico e social acima da média nacional e da maioria dos outros estados brasileiros.

Ele destacou que o Estado não aumentou impostos e, com isso, não perdeu competitividade, tendo a menor taxa de desemprego do país e outros indicadores que o tornam cenário atraente para novos investimentos. “Isso é muito importante e nos permitirá sair à frente no processo de retomada econômica”, disse.

Em 2016, Santa Catarina exportou US$ 854 milhões para a China. Entre os principais produtos estão sementes e frutos oleaginosos, grãos, carnes, madeira, carvão vegetal, caldeiras, máquinas, aparelhos e instrumentos mecânicos. As importações representam até agora US$ 3,2 bilhões e entre os produtos mais comprados da China pelo Estado, destacam-se aparelhos e materiais elétricos, aparelhos de gravação e reprodução de som e imagem.

Novos negócios

O Santa Catarina Day é um seminário para representantes da área econômica de consulados, câmaras de comércio e escritórios de apoio a investidores sediados na capital paulista, além de empresários nacionais interessados nas potencialidades de negócios no Estado. “A ideia é reforçar a boa imagem de Santa Catarina e deixar claro aos investidores que somos hoje o melhor lugar para se investir no Brasil”, explica o secretário de Assuntos Internacionais, Carlos Adauto Virmond.

A programação será aberta com a apresentação do panorama socioeconômico catarinense pelo secretário Virmond. O diretor de Relações Institucionais e Industriais da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Carlos Henrique Ramos Fonseca, apresentará o modelo de atuação da Investe SC. O detalhamento sobre a infraestrutura e logística catarinense será feito pelo presidente da SC Participações e Parcerias (SCPar), Gabriel Ribeiro Vieira. Ao secretário-adjunto da Fazenda, Renato Dias de Marques Lacerda, caberá descrever a política fiscal catarinense. O ecossistema de inovação em Santa Catarina será apresentado pelo presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapesc), Sergio Luiz Gargioni.

Informações Partidárias

Notícias