Loading

Pesquisar

ESTADOS

Sergipe elege rei e rainha das festas juninas

Evento promovido pela gestão do governador Fábio Mitidieri (PSD) escolheu representantes do Estado nos festejos juninos. A coroação será durante a Salva Junina, que acontecerá no dia 31 de maio

27 de maio de 2024

Sophia Albino e Orlanio Macedo, quadrilheiros da Balanço do Nordeste, vão receber o prêmio de R$ 5 mil cada um

Edição Scriptum com Agência Sergipe de Notícias

Promovida pela gestão do governador Fábio Mitidieri (PSD), a segunda edição do Concurso Rei e Rainha do País do Forró elegeu no fim da semana passada o Rei e a Rainha do País do Forró, nome dado às festividades de São João, o maior evento turístico de Sergipe.

Quatro casais participaram da disputa, mas quem levou o título foram Sophia Albino e Orlanio Macedo, quadrilheiros da Balanço do Nordeste, do município de Umbaúba, no sul do Estado. Além da coroa, eles ganharão o prêmio de R$ 5 mil cada um. O casal representará Sergipe em eventos no Estado e no país, divulgando a cultura sergipana e fortalecendo a tradição dos festejos juninos.

Para alcançar o resultado, a rotina de ensaios da jovem dupla de quadrilheiros foi desafiadora, como revela Orlanio Macedo, de 22 anos. Ele disse que, muitas vezes, saiu de casa ainda de madrugada, para encontrar Sophia Albino, 17, para ensaiar passos coreográficos e pensar na temática dos figurinos. “Valeu a pena todo o esforço que fizemos, porque moramos em cidades diferentes – ela em Umbaúba, e eu em Estância. Tem um ditado que gosto muito: ‘o remédio para o São João é cultura e tradição’, e é isso que o concurso de Rei e Rainha traz”, comemora.

Assim como ele, Sophia também demonstra gratidão pela conquista alcançada. “Meu coração está cheio de alegria e felicidade por ter a honra de representar o meu estado. Estou bastante emocionada, toda vez que me apresento é uma sensação única, não tem como descrever”, celebra.

Gustavo Paixão, presidente da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), responsável pela realização do evento, destaca a importância do concurso de Rei Rainha do País do Forró. “Estamos escolhendo o casal que vai representar Sergipe dentro do Estado e fora, em várias apresentações culturais. Esperamos que eles tragam nossas festividades à tona. É um marco importante, que abre os festejos juninos neste momento que antecede os 60 dias de apresentações no Arraiá do Povo e Vila do Forró, na Orla de Atalaia”, afirma.

O presidente da Associação de Quadrilhas Juninas de Sergipe (Asquaju-SE), Célio Torres, reforça a importância da valorização das quadrilhas juninas, por parte do Governo de Sergipe. “O incentivo que está sendo dado faz com que muitos quadrilheiros comecem a retornar, a buscar seus grupos. É fundamental para a gente ter esse apoio financeiro; é um incentivo à promoção da nossa cultura”, reforça.

O colorido das vestimentas e os passos bem marcados dos quadrilheiros, encantaram a dona de casa Iolanda Ferreira, uma apaixonada por festa junina. “Estou encantada com as apresentações. É bom demais estar aqui, prestigiar a nossa dança. Esta época do ano é a que mais gosto”, revela.

A quadrilheira Ângela Rosendo, do grupo Xodó da Vila, não pôde participar do concurso por estar no oitavo mês de gestação, mas não deixou de prestigiar o evento. “Este ano, só vim assistir, mas no ano que vem vou concorrer”, conta.

Informações Partidárias

Notícias