Loading

Pesquisar

MUNICÍPIOS

Situação melhora e Kalil amplia horário do comércio

Ocupação de UTIs caiu para 76% e o prefeito de Belo Horizonte anuncia flexibilização na semana do Dia das Mães. “Tenham cuidado, não podemos abandonar os cuidados para nos manter vivos"

06 de maio de 2021

O prefeito Alexandre Kalil: “Não podemos abandonar os cuidados que devemos ter para nos manter vivos”

Diante da queda observada nos indicadores sobre a pandemia na cidade, o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), anunciou nesta quinta-feira (6), em entrevista coletiva, a ampliação do horário de funcionamento dos bares e restaurantes, que agora poderão funcionar até as 19h, de segunda a sábado. Antes, só tinham autorização para funcionar de 11h às 16h. Ainda segundo o prefeito, as feiras serão retomadas e os clubes serão reabertos.

Kalil, contudo, reforçou a importância do cuidado entre os jovens, que são maioria entre as pessoas que estão internadas na capital. “Tenham cuidado, tenham responsabilidade, porque é muito grave a situação dessa faixa etária. Não podemos abandonar os cuidados que devemos ter para nos manter vivos”, afirmou.

A abertura do comércio de alimentos, materiais de construção, bancas de jornais e clubes no domingo também está liberada. A flexibilização começa a valer a partir de sábado, 8 de maio.

Na quarta-feira (5), o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 de Belo Horizonte havia se reunido para discutir a nova flexibilização da cidade, que acontece às vésperas do Dia das Mães, data aguardada com expectativa pelo comércio. “Os nossos números, apesar de muito altos ainda, estão apresentando uma queda. Estamos nas vésperas do Dia das Mães. Hoje nós podemos dizer que o planejamento feito por este comitê e por esta prefeitura, foi feito justamente para que o comércio aproveitasse um dia que, segundo os próprios comerciantes, é a segunda data mais importante do comércio, dos bares, dos restaurantes, de Belo Horizonte”, disse o prefeito.

A capital mineira teve queda significativa na taxa de ocupação de leitos nessas duas semanas. A taxa de ocupação de leitos de UTI caiu de 81,1% desde a última coletiva com Kalil para 76,1% nesta quarta-feira, data do último boletim epidemiológico divulgado. A ocupação dos leitos de enfermaria foi de 58,9% para 53,5%.

A taxa média de transmissão do coronavírus, porém, subiu de 0,90 para 0,95 – o que significa que cada 100 infectados transmitem para 95 pessoas.

Informações Partidárias

Notícias