MUNICÍPIOS

Tarifa de ônibus não terá reajuste em 2024 em Guarulhos (SP)

Governo do prefeito Guti (PSD) concede subsídio de R$ 152 milhões às empresas responsáveis pelo serviço e mantém valor da passagem em R$ 5,10

27 de dez de 2023

Nos últimos sete anos, o aumento da tarifa em Guarulhos foi de 22,89%.

Redação Scriptum com Prefeitura de Guarulhos

Em 2024, a gestão do prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa (PSD), o Guti, não vai reajustar o valor da tarifa de ônibus no município da Grande São Paulo. Atualmente, a passagem custa R$ 5,10. Para garantir o congelamento do preço, a prefeitura deverá pagar um subsídio de aproximadamente R$ 152 milhões às empresas de ônibus ao longo do próximo ano. “A nossa administração sempre procurou manter as tarifas de ônibus no menor valor possível, o que temos feito desde 2017”, afirma Guti. Ele recorda que, em dezembro de 2016, no último mês da gestão do ex-prefeito Sebastião Almeida (PT), o valor da tarifa subiu de R$ 3,80 para R$ 4,50. Logo que assumiu o cargo, em 2017, Guti determinou a redução da passagem de ônibus para R$ 4,15.

Nos últimos sete anos, o aumento da tarifa em Guarulhos foi de 22,89%. Se a prefeitura tivesse reajustado a passagem de acordo com a inflação oficial do País, medida pelo IBGE por meio do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o valor do ônibus municipal seria de R$ 5,82. Se a administração municipal não concedesse subsídios para o serviço, o usuário pagaria R$ 7,90.

Entre janeiro de 2019 e o mesmo mês de 2022, a prefeitura congelou o preço das passagens de ônibus em Guarulhos. No período, a inflação acumulada chegou a 20,4%. Mesmo sem reajuste, a frota da cidade recebeu 50 novos ônibus com ar-condicionado. Desde 2017, cerca de 70% da frota municipal já foi renovada.