Ponte Grossa (PR)

Tecnologia reforça combate à criminalidade em Ponta Grossa

Gestão da prefeita Elizabeth Schmidt (PSD) já instalou 120 radares com câmeras para a identificação de veículos furtados. Dispositivos funcionam de maneira integrada à central de monitoramento da Guarda Civil Municipal

23 de out de 2023

Radares funcionam de maneira integrada à central de monitoramento da Guarda Civil Municipal (GCM)

Redação Scriptum com Prefeitura de Ponta Grossa

A gestão da prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt (PSD), ampliou a utilização de novas tecnologias para o combate à criminalidade no município de 358 mil habitantes da região dos Campos Gerais, no Paraná. Atualmente, 120 câmeras instaladas em radares auxiliam na identificação de veículos. Equipados com dispositivos que possibilitam a leitura de placas, os radares funcionam de maneira integrada à central de monitoramento da Guarda Civil Municipal (GCM), por meio da plataforma Metropolys. “Os investimentos destinados à ampliação da estrutura e da tecnologia disponíveis para a prevenção e o enfrentamento da criminalidade são essenciais para que Ponta Grossa se torne cada vez mais segura. Nos últimos meses, trabalhamos para que nossa Guarda Civil Municipal pudesse contar com novas viaturas, novas armas e uniformes. Estamos avançando na utilização de tecnologias eficientes para auxiliar esse trabalho que, tenho certeza, trará ainda mais resultados positivos para a população”, destaca Elizabeth Schmidt.

As ações da prefeitura já têm dado resultados. Na semana passada, um automóvel foi recuperado por equipes da GCM na região do bairro Jardim Carvalho. O veículo tinha sido furtado na região do Nova Rússia e foi flagrado pela central de monitoramento na avenida Monteiro Lobato.

De acordo com a secretária municipal de Cidadania e Segurança Pública, Tânia Sviercoski, Ponta Grossa já conta com mais de 280 câmeras de monitoramento interligadas à central. “Um número expressivo desse total consegue realizar a identificação de características e os radares contribuem para isso. Além de coibirem excessos de velocidade, aumentando a segurança nas vias, contribuem para o monitoramento da cidade, devido às câmeras presentes nestes equipamentos, o que nos permite um trabalho muito mais amplo e que deve ser fortalecido com a integração do nosso sistema aos dados das demais forças de segurança”, explica a secretária.