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Tecnologia unindo governo e sociedade torna Curitiba a cidade mais digital do Brasil

Inovações introduzidas na capital paranaense com a criação do Instituto Curitiba de Informática vem mostrando bons resultados, como o 1º lugar no Índice Brasil de Cidades Digitais de 2012.

02 de abr de 2014 · Curitiba, Instituto Curitiba de Informática, tecnologia

Atendentes da Central 156, serviço prestado à Prefeitura de Curitiba.

Curitiba é um exemplo de como a tecnologia pode ser um elemento transformador das relações entre governo e sociedade. As inovações introduzidas na capital paranaense com a criação do Instituto Curitiba de Informática (ICI), a partir de 1998, vem mostrando resultados animadores, como o primeiro lugar no Índice Brasil de Cidades Digitais (IBCD) de 2012, organizado pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), que mediu o nível de inovação e de digitalização das cem cidades brasileiras que melhor utilizam as tecnologias da informação e da comunicação (TICs). 

Curitiba também ficou em 3° lugar no ranking da revista Forbes das cidades mais inteligentes do mundo, em 2009, e em 6° lugar no ranking feito pelo estrategista climático Boyd Cohen para avaliar cidades da América Latina, em 2013. Os dois rankings utilizam critérios diferentes para avaliar cidades inteligentes, mas ambos são apurados com base no crescimento sustentável e planejado de uma cidade, por meio do uso da tecnologia da informação.

Utilizando a tecnologia da informação gerenciada pelo ICI, a Prefeitura de Curitiba oferece hoje diversos serviços inteligentes de atendimento ao cidadão, serviços sociais, gestão pública, gestão tributária municipal, gestão eletrônica de documentos, ISS eletrônico e compras eletrônicas, além de manter portais com soluções integradas para saúde, transporte, educação, informações georreferenciais, entre outros.

O ICI foi criado em junho de 1998, como pessoa jurídica de direito privado, sem finalidade lucrativa, sob a forma de associação civil com a finalidade de informatizar os processos de gestão pública da cidade de Curitiba, que até então eram conduzidos pela Secretaria Municipal de Administração. A partir de então, Curitiba firmou contrato de gestão com o ICI em vez de constituir uma companhia municipal de informática, que carregaria toda a dificuldade e a lentidão dos processos de contratação governamentais, que, por serem morosos e burocráticos, dificultam que o poder público acesse as mais modernas e inovadoras tecnologias.

De acordo com Luís Mário Luchetta, diretor-presidente do ICI, a principal dificuldade no início da atuação do instituto foi reunir toda a comunidade técnica, científica, acadêmica, empresarial e governamental em torno do objetivo. “Outro problema encontrada foi que os sistemas e equipamentos utilizados na época estavam tecnologicamente desatualizados, a maioria dos locais não estava conectado em rede e os usuários precisavam ser capacitados para operação dos computadores e sistemas”, relembra.

A partir da assinatura do contrato de gestão, quando a administração da tecnologia da informação passou para o ICI, toda a responsabilidade de manutenção, desenvolvimento, implementação e suporte de sistemas ficou com o instituto. Assim, todos os locais atendidos foram interligados em rede e conectados à internet. O parque de computadores foi renovado e ampliado, novas soluções foram desenvolvidas, os sistemas corporativos foram aperfeiçoados para uso em computadores menores, mais rápidos e com custo de manutenção inferior.

Atualmente, a infraestrutura conta com 86 mil equipamentos, 1.754 redes de dados, 50 domínios de rede; 33 mil contas de e-mail; 100% da conectividade do município em fibra ótica, gerenciando cerca de 200 sistemas e portais. Tudo isso contribuiu para que Curitiba fosse apontada como a cidade mais digital do país.

ICI desenvolve soluções que integram diversas bases de dados, transformando grandes volumes de conteúdo em informações relevantes para o gestor público.

Entre algumas soluções adotadas, destacam-se a implantação de fibra ótica de alta velocidade, interligando todos os equipamentos urbanos (unidades de saúde, escolas e ruas da Cidadania, entre outros) da cidade; conectividade da Central de Laudos, que permite o uso da internet na transmissão de exames de raio-X e de laudos radiológicos; integração de toda a rede de saúde; portal de serviços e soluções na área da previdência do servidor público municipal; áreas públicas com internet gratuita (wi-fi); sistema de monitoramento, em tempo real, da frota do transporte coletivo e do Centro de Controle Operacional da URBS (Urbanização de Curitiba S.A).

O sucesso do ICI na gestão e desenvolvimento de serviços em Curitiba atraiu a atenção de outras cidades e órgãos públicos que hoje utilizam os serviços do instituto, como as cidades de Osasco e São José dos Campos, no Estado de São Paulo, e Teresina, capital do Piauí. Órgãos públicos do Paraná, como o Tribunal de Contas, a Seção Judiciária da Justiça Federal e o Ministério Público do Trabalho também usam serviços do instituto.

Hoje, o ICI desenvolve novas soluções focadas no processo de gestão, que possam auxiliar os usuários na tomada de decisões estratégicas de forma integrada eem qualquer dispositivo. Deacordo com Luchetta, qualquer cidade pode implementar soluções inteligentes gerenciadas pelo instituto. “Basta procurar o ICI formalmente. Juntos, identificaremos todas as demandas e faremos um plano de implementação de todas as soluções, em ordem de prioridade, de forma que a população passe a ver resultados nos três primeiros meses e viva a evolução constante da melhoria dos serviços públicos municipais”, explica.

Luchetta enfatiza a importância da utilização de tecnologia na gestão pública. “A tecnologia hoje é fundamental. Inexiste cidadão, empresa ou órgão público que consiga evoluir sem a utilização das tecnologias”.

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