Loading

Pesquisar

Teste da linguinha garante qualidade de vida aos bebês

Obrigatoriedade do teste, que pode prevenir problemas de amamentação e dentição, foi estabelecida em lei de autoria do deputado Onofre Santo Agostini (PSD-SC), sancionada em junho passado.

15 de ago de 2014 · Onofre Santo Agostini, teste da linguinha

O deputado Onofre Agostini, autor da proposta.

A partir de janeiro de 2015, hospitais e maternidades de todo o País estarão obrigados a realizar o chamado teste da linguinha nos recém-nascidos. O exame consiste na avaliação do frênulo da língua em bebês para verificar a possibilidade de haver futuros problemas na amamentação, dentição e dicção (língua presa). As eventuais anormalidades podem ser corrigidas com facilidade, prevenindo a ocorrência de distúrbios mais graves, que poderiam comprometer a qualidade de vida das crianças.

A obrigatoriedade do teste foi estabelecida em lei de autoria do deputado federal Onofre Santo Agostini, do PSD de Santa Catarina, aprovada pelo Congresso e sancionada pela presidente Dilma Rousseff em junho passado. A iniciativa, de grande impacto positivo para a saúde pública, foi aplaudida até mesmo por entidades internacionais, como a Academy of Orofacial Myofunctional Therapy – ONG especializada em Ciências Aplicadas Miofuncionais, responsável por pesquisas avançadas no campo da Motricidade Orofacial em todo o mundo.

O deputado Onofre Santo Agostini (PSD-SC) disse que o diagnóstico precoce ajuda no tratamento e na prevenção de doenças mais graves. Ele destacou a importância do projeto, ao qual muitos não dão o devido valor: “Hoje há pessoas adultas que têm dificuldade para falar. Com o exame precoce, isso pode ser facilmente corrigido”.

Informações Partidárias

Notícias