Loading

Pesquisar

ESTADOS

Turismo estrangeiro no Paraná cresceu mais de 15%

Mais de 603 mil viajantes chegaram aos aeroportos paranaenses em 2023 para conhecer o patrimônio natural e cultural do Estado, que foi o quarto maior portão de entrada no País

09 de jan de 2024

Parque Nacional do Iguaçu: Paraná foi o 4º principal portão de entrada do Brasil

Edição Scriptum com Agência Estadual de Notícias

Um total de 603,8 mil turistas estrangeiros, vindos de países de todos os continentes, chegaram de avião ao Paraná em 2023 para conhecer as belezas naturais, culturais, gastronômicas e a hospitalidade do povo paranaenses. Houve crescimento de 15,6% em relação aos 522 mil turistas de 2022. O Paraná foi o 4º principal portão de entrada do Brasil, atrás de São Paulo (1,7 milhão), Rio de Janeiro (948,6 mil) e Rio Grande do Sul (902,4 mil). Os dados se referem apenas a compilados de aeroportos e são do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur).

Os investimentos que vêm sendo feitos na infraestrutura turística do Estado pela gestão do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) atraíram viajantes de países como Estados Unidos, França, Espanha, Alemanha, Israel, Paraguai, Argentina, Chile, Uruguai e Reino Unido. Foram 366.548 turistas desses dez países recepcionados em 2023, um aumento de 62% em relação a 2022, quando o Estado recebeu 225.010 visitantes destes países, que historicamente representam o maior número de estrangeiros.

Os três países que registraram o maior número de turistas ao Paraná foram Paraguai (196,8 mil), Argentina (115,9 mil) e Estados Unidos (13,7 mil) – os mesmos de 2022. O número de turistas chilenos aumentou de 3,9 mil para 10,9 mil. A mesma tendência foi seguida por turistas vindos da Alemanha (de 2,8 mil para 5,6 mil) e Israel (de 2,7 mil para 4,7 mil).

Esses números devem aumentar ainda mais em 2024 após a temporada de cruzeiros em Paranaguá. “Quando o turista é bem recebido, dispõe de uma boa infraestrutura, ele indica o Paraná como um destino a seus parentes e amigos. O governador Ratinho Junior colocou o setor na prateleira de cima por ter a visão de que este setor é um grande gerador de emprego e renda”, destaca o secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes.

Ele lembra, também, que em 2023 os dois maiores atrativos turísticos (Parque Estadual Vila Velha e Parque Nacional do Iguaçu) também receberam mais visitantes em 2023 em relação ao ano de 2022. Vila Velha recebeu turistas estrangeiros de 58 países, especialmente dos Estados Unidos, Alemanha e Japão. Em Foz do Iguaçu, as Cataratas receberam 765,3 mil estrangeiros de 164 nacionalidades, muitos deles de viagens terrestres, como os de países vizinhos (Argentina e Paraguai).

Estatísticas

Os dados estatísticos de origem de turistas internacionais integram uma série de levantamentos feitos pela Coordenadoria de Inteligência e Estratégia Turística da SETU. Os dados podem ser conferidos no SiTU, o Sistema de Inteligência Turística do Paraná, criado no ano passado. Com eles, é possível promover ações para impulsionar o turismo, tomar decisões de forma embasada e eficiente, formular políticas públicas, definir o direcionamento de investimentos públicos, além de realizar análise de tendências e antecipação e demandas.

Informações Partidárias

Notícias