COMUNICAÇÕES

TV digital já beneficia 105 milhões de brasileiros

O ministro Gilberto Kassab assinou portaria que autoriza o desligamento do sinal analógico de TV em capitais. Liberação da faixa de 700 MHZ vai melhorar o acesso à internet

14 de ago de 2018

O ministro Kassab assina portaria: “O Brasil se tornou um case mundial pela eficiência nessa transição para a TV digital”

Edição: Scriptum

Portaria que autoriza o desligamento do sinal analógico de televisão em Macapá (AP), Porto Velho (RO), Palmas (TO), Cuiabá (MT) e mais 10 cidades foi assinada nesta terça-feira (14) pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab. Em Rio Branco (AC), Boa Vista (RR), Campo Grande (MS) e mais quatro municípios, o desligamento vai ocorrer de forma gradativa até 31 de outubro.

De acordo com o ministro, com a portaria assinada, praticamente foram encerradas as transmissões analógicas nas capitais. “Três únicas capitais vão encerrar definitivamente até 31 de outubro, coroando um trabalho brilhante, realizado com muito cuidado, muita competência e sem nenhum reflexo negativo junto à população brasileira”, afirmou Kassab.

Ele ressaltou que a TV digital já beneficia cerca de 105 milhões de brasileiros, e sua implantação será concluída em todo o País até o fim de 2023. “O Brasil se tornou um case mundial pela eficiência nessa transição para a TV digital. É um dos principais projetos do país, e quem ganha é o telespectador, o cidadão brasileiro, com uma TV de mais qualidade.”

O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros, lembrou outro importante impacto da digitalização da TV, que é a liberação da faixa de 700 MHz para oferta da tecnologia 4G. “O uso dessa faixa já está livre para uso das operadoras em todas as capitais brasileiras. Hoje, 60% da população brasileira já tem condições de utilizar o serviço de quarta geração no celular.”

Já o secretário de Radiodifusão do MCTIC, Moisés Moreira, destacou o sucesso do trabalho em áreas de difícil acesso, como a região amazônica. “Com isso, mais 4 milhões de brasileiros passam a ter um sinal de maior qualidade na imagem de televisão.”

Para o diretor da Rede Amazônica, Raimundo Moreira, a chegada da TV digital representa o acesso a uma tecnologia avançada. “Hoje, estamos integrados e podemos levar aos ribeirinhos da região amazônica o que há de melhor em termos de tecnologia.”

Para o diretor técnico da Entidade Administradora da Digitalização da TV (EAD), Gunnar Bedicks, o sucesso é conjunto e envolve a participação do MCTIC, Anatel, radiodifusores e operadoras de telefonia, por meio do Gired, grupo responsável pela implantação da TV digital. “Isso torna possível que a população tenha acesso a uma tecnologia mais eficiente, com banda larga de melhor qualidade.”

“É um modelo de sucesso, um trabalho inédito em um país continental como o Brasil, realizado com profissionalismo”, acrescentou o presidente da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel), Márcio Novaes.