Loading

Pesquisar

Blumenau

Vereador do PSD dispensa celular e pede passe de ônibus no lugar do carro oficial

Gilson de Souza (PSD) cumpriu compromisso de campanha e, ao dispensar esses e outros benefícios, poupará cerca de R$ 50 mil por ano dos cofres municipais

09 de fev de 2017

Vereadores Bruno Cunha (à esquerda) e Professor Gilson (à direita) são defensores de um novo jeito de se fazer política.

Assim que assumiu seu primeiro mandato como vereador em Blumenau, cidade com 340 mil habitantes do Leste de Santa Catarina, Gilson de Souza (PSD) decidiu abrir mão de benefícios do cargo como celular, carro e motorista disponibilizados pela Câmara e cortou cerca de 70% da sua verba de gabinete. Segundo ele, a dispensa desses benefícios atende a um dos compromissos assumidos com os eleitores. “Vivemos em um momento crítico economicamente e pequenas atitudes podem contribuir para uma máquina pública mais enxuta”, justificou.

Aos 36 anos, o vereador, conhecido como Professor Gilson, é formado em Economia e Matemática e atua há 11 anos como professor na rede pública de ensino nos níveis médio e técnico. Líder comunitário, criou o projeto social Vencedor na Escola: Campeão de Bola, que visa dar oportunidades às crianças carentes através do esporte.

Além de Gilson, outros dois vereadores blumenauenses, Bruno Cunha (PSB) e Ricardo Alba (PP), aderiram à ideia. O vereador do PSD conta que a ideia de abrir mão desses benefícios surgiu durante a campanha, quando sempre defendeu uma nova política, e que isso só pode ser feito tendo um zelo maior pelo dinheiro público. “Eu, como vereador, tenho que dar exemplo, e esses cortes não afetam meu trabalho na Câmara Municipal. Vou permanecer usando meu carro para fazer o atendimento à comunidade e em algumas ocasiões vou fazer o uso do transporte público para sentir na pele o que a comunidade passa diariamente”, explica.

Entre a população, segundo ele, a medida causou repercussão positiva. “As pessoas esperam por essas ações e por isso a receptividade foi a melhor possível. Isso vai gerar uma economia de aproximadamente R$ 50 mil por ano somente no meu gabinete, um valor expressivo e que pode ser utilizado para investimentos em outros setores”, conta.

Problemas municipais – Hoje, segundo Gilson, Blumenau enfrenta muitos problemas, contudo, uma dos mais preocupantes é a questão do transporte público, que tem gerado bastante repercussão na mídia. Outro desafio para os gestores é evitar as perdas que Blumenau tem sofrido devido às catástrofes naturais, que afetam principalmente moradores que vivem nas áreas em situação de risco. “Como vereador, sei que esse são problemas graves que os blumenauenses enfrentam, e que é preciso trabalhar muito para resolvê-los”.

Além de se empenhar para solucionar esses problemas, Gilson dará enfoque à educação, área em que atua e recebe muitas demandas de alunos e professores. Tudo isso, segundo o vereador, será feito através de constante diálogo com a população. “Também sei que uma nova política começa quando o legislativo atua nos bairros, em comunidades que necessitam de ajuda, e principalmente onde os moradores querem ser ouvidos”, diz.

Outro trunfo do pessedista para se manter aberto às sugestões da população será a utilização das redes sociais. Ele afirma trabalhar sempre ao lado de jovens e que, nesse sentido, a tecnologia é uma grande aliada para tornar os laços mais estreitos. “Se fazer presente nas mídias utilizadas pelos jovens e também pelas pessoas mais velhas me faz presente sem a necessidade de utilizar de verba pública para isso. Uma nova política é justamente fazer um trabalho de mudança, onde são necessários cortes de gastos e aumento de dedicação por parte do político e de toda a equipe”, conclui.

Informações Partidárias

Notícias