SENADO

Vítima de violência doméstica no Bolsa Família

Projeto da senadora Zenaide Maia (PSD-RN) que inclui a mulher em situação de violência doméstica entre os beneficiários do programa poderá ser votado em comissão nesta semana

20 de maio de 2024

A senadora Zenaide Maia: muitas mulheres hesitam em denunciar a violência devido à dependência econômica de seus parceiros

Edição Scriptum com Agência Senado

O projeto da senadora Zenaide Maia (PSD-RN) que inclui a mulher em situação de violência doméstica e familiar entre os beneficiários do programa Bolsa Família poderá ser votado pela Comissão de Assuntos Sociais na quarta-feira (22). A proposta já foi aprovada em outras comissões da casa e, se aprovada, deve seguir para a Câmara dos Deputado.

Médica, Zenaide Maia relatou que na maioria de seus plantões de fim de semana sempre atendia mulheres agredidas que necessitavam de cuidados, incluindo suturas e exames de raios-X. De acordo com a senadora, muitas delas hesitavam em denunciar a violência devido à dependência econômica de seus parceiros.

“Vamos aprovar esse projeto. Não adianta a gente querer só criar as medidas protetivas, que são importantes, mas precisamos oferecer condições a essa mulher para ela ter o mínimo para poder não continuar sendo agredida pelo companheiro. E, por causa dos filhos, elas se submetem a isso. O que não deixa de ser uma situação muito ruim, muito degradante”.

O PL 3.324/2023 tem relatório favorável da senadora Leila Barros (PDT-DF). De acordo com o texto, mulheres vítimas de violência doméstica e seus dependentes devem ser incluídos com prioridade no Bolsa Família caso precisem do benefício.