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Vitória (ES) adota ciclofaixa de lazer e medidas para melhorar o trânsito

Projeto do secretário municipal de Transportes, Max da Mata(foto), do PSD, inclui sistema de compartilhamento de bicicletas, ciclovias, ciclofaixas e sinalização de faixas de compartilhamento.

11 de dez de 2013 · bicicletas, ciclofaixa, Espirito Santo, Gilberto Kassab, Max da Mata, transporte, vitória

Bike Rack ocupa o espaço de até 10 bicicletas. Foto: André Sobral

Se tudo correr conforme planeja Max da Mata, presidente do Partido Social Democrático (PSD) no Espírito Santo, os congestionamentos em Vitória vão diminuir muito. Desde que ele assumiu a Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran), em janeiro de 2013, vem desenvolvendo uma série de ações que visam melhorar o trânsito intenso da cidade.

Investimento no transporte público, em parceria com o governo do Estado, é uma delas. Uma das propostas é implantar o BRT (Bus Rapid Transit), um corredor exclusivo para ônibus. Outra ação é um grande projeto que visa incentivar o uso de bicicletas no dia a dia, já que a cidade tem uma topografia plana, própria para quem gosta de pedalar.

O projeto inclui um sistema de compartilhamento de bicicletas, instalação de locais próprios para estacionar e a ampliação da malha cicloviária, com a construção de ciclovias, implantação de ciclofaixas e sinalização de faixas de compartilhamento. O projeto já está sendo implantado e deverá ser totalmente concluído até 2016.

O secretário municipal Max da Mata. Foto: Yuri Barichivich

Das ações em andamento, uma tem chamado especial atenção da população. É o Bike Rack, um bicicletário em forma de carro, com capacidade para acomodar até 10 bicicletas em espaço equivalente à  vaga de um carro. O equipamento foi criado em Londres durante um festival de design. Foram instalados três deles em Vitória: no estacionamento da Praça dos Namorados; no estacionamento da Igreja Católica de Jardim Camburi; e o terceiro ao lado da padaria Santuário, no bairro Santo Antônio. Os equipamentos ficarão por 30 dias nesses locais e depois serão remanejados para outros espaços.

“Os Bikes Racks fazem parte da campanha educativa. Eles estão servindo para chamar a atenção das pessoas e mostrar que oito bicicletas cabem no espaço que apenas um carro ocupa”, comenta Max da Mata, ressaltando que no total serão cinco equipamentos espalhados e itinerantes pela cidade.

Para esta primeira fase de implantação do projeto, a Setran priorizou a construção das interligações entre as ciclovias existentes e a reforma das pistas deterioradas, como a que já foi realizada na ciclovia da rodovia Serafim Derenzi, considerada a mais perigosa da cidade.

Estão previstas a reforma dos 29 km de ciclovias existentes e a construção de novos 16 km. A ciclovia da avenida Munir Hilal, em Jardim Camburi, está sendo construída e estão prontos os projetos de integração das ciclovias desde a Ilha do Príncipe até Jardim Camburi.

Além disso, a secretaria também está implantando as ciclofaixas de lazer, que funcionarão aos domingos. “Vimos a ciclofaixa da avenida Paulista, em São Paulo, construída na gestão do ex-prefeito Gilberto Kassab, e achamos a ideia ótima. Pegamos o modelo e já estamos preparando a nossa, aqui em Vitória”, explica ele.

Para divulgar o projeto, equipes da Setran estão distribuindo cartilhas com orientações de segurança para os ciclistas e com as normas do Código de Trânsito Brasileiro de compartilhamento de vias públicas para carros, motos, bicicletas e pedestres. “Esperamos ter um fomento bastante significativo para que um grande número de pessoas mudem do automóvel para a bicicleta”, diz Max.

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