ELEIÇÕES 2022

PSD-RS confirma Ana Amélia e apoio a Eduardo Leite

Convenção estadual reuniu centenas de filiados, lideranças do partido e candidatos de diversas regiões do Rio Grande do Sul. O presidente nacional Gilberto Kassab participou do evento por vídeo

02/08/2022

Redação Scriptum com site psd-rs

A candidatura da ex-senadora Ana Amélia Lemos à reeleição ao Senado e a aliança com Eduardo Leite (PSDB) e Gabriel Souza (MDB) na disputa pelo Governo do Rio Grande do Sul foram referendadas na noite de segunda-feira (1) na convenção do PSD gaúcho, que recebeu centenas de filiados no Teatro Dante Barone, em Porto Alegre. Com isso, a candidatura do ex-governador gaúcho terá agora seis partidos: PSDB, Cidadania, MDB, PSD, Podemos e União Brasil.

A candidata Ana Amélia Lemos chegou ao Dante Barone sob muitos aplausos dos participantes, ao som do jingle da campanha e das torcidas dos deputados Danrlei de Deus e Gaúcho da Geral. Ao abrir a convenção, a presidente do PSD-RS e secretária de Esporte e Lazer do RS, Letícia Boll Vargas, saudou os presentes. “Queremos a transformação da política e a transformação da política está aqui, nesta noite. Que sigamos juntos na construção de um partido forte. Sucesso ao PSD!”, disse Letícia em seu discurso.

Em vídeo, o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, lamentou não estar presente à convenção, saudou a todos e ressaltou que a ex-senadora Ana Amélia “faz falta no Senado, para que possamos ter uma voz de referência e para nos ajudar a enxergar os novos rumos para o país”.

Kassab destacou ter “profundo orgulho do nosso PSD, que chega ao dia de hoje como um partido bem estruturado, com condições de eleger uma senadora do porte da Ana Amélia, que vai eleger vários deputados estaduais e federais e, com isso, corresponder à expectativa do PSD nacional e do povo gaúcho de ter um partido forte, com ideias firmes, para ajudar o Rio Grande do Sul a superar os grandes desafios que tem pela frente”.

Por sua vez, Ana Amélia Lemos defendeu a união e a superação de diferenças internas em nome do Estado como uma causa maior. “Nas últimas 24 horas, a história política do Rio Grande foi escrita com letras maiúsculas porque cinco grandes partidos se uniram para formar juntos uma aliança que vai continuar o nosso Rio Grande cada vez maior, mais desenvolvido e com maior nível de inclusão social. Eu acredito nessa vitória e na capacidade que tiveram os nossos líderes de vencer as dificuldades internas.”, disse Ana Amélia.

Ela também destacou a sua ligação com o Estado em toda a sua trajetória, tanto como jornalista quanto como senadora e secretária estadual de Relações Federativas e Internacionais. “Ao longo desses anos, percorri todos os cantos do Estado. Conheço o Rio Grande e o Rio Grande me conhece”, disse.

A candidata lembrou da sua produtividade no período em que foi senadora, de 2011 até janeiro de 2019, destacando importantes ações na saúde e em defesa dos produtores rurais gaúchos e brasileiros. “Entrei no Congresso como senadora do Agro e saí, também, como senadora da Saúde. Fiz um mandato aberto, com a participação direta da sociedade, das pessoas. É dessa forma que pretendo trabalhar novamente”, ressaltou.

Ana Amélia mencionou ainda a maneira responsável com a qual conduziu o mandato no Senado, tendo sido uma das parlamentares mais econômicas do Congresso. “Economizei 70% dos recursos aos quais tinha direito. Nunca usei auxílio-moradia, nem apartamento funcional. Farei, novamente, um mandato produtivo, responsável e colaborativo”, afirmou.

O municipalismo foi outra pauta citada pela candidata. “Sou uma defensora do municipalismo porque a vida das pessoas acontece nos municípios, onde elas moram, estudam e trabalham. Fortalecer os municípios é trabalhar para melhorar a vida dos cidadãos”, acrescentou.

Aliança

Na sequência, o candidato a vice-governador Gabriel de Souza elogiou a organização da convenção e endossou o apoio ao retorno de Ana Amélia Lemos ao Senado. Ele também fez uma defesa da democracia e de um governo voltado às necessidades da população. “Atingiremos o objetivo de melhorar a vida das pessoas. Não vamos fazer um governo ideológico, mas sim lógico”, disse.

Em sua fala, o candidato ao Governo do Estado, Eduardo Leite, reiterou que sua chapa tem como foco cuidar das pessoas e, para isso, há necessidade de manter as contas públicas em dia. O ex-governador elogiou Ana Amélia e lembrou da recente aprovação pela Câmara de uma proposta de autoria da então senadora que proíbe a União de criar novas despesas sem indicar a fonte de receita. “Populistas que defendem gastos desenfreados sem qualquer controle oferecem resultados no curtíssimo prazo com problemas gravíssimos no médio e longo prazo”, disse.