O prefeito Victor Miranda (centro): agricultura familiar é responsável por boa parte do fornecimento de alimentos in natura às escolas
Redação Scriptum com Prefeitura de Paraibuna
O prefeito de Paraibuna, Victor Miranda (PSD), assinou na segunda-feira (20) os contratos com os produtores rurais que vão fornecer alimentos para a merenda escolar no município de 17 mil habitantes do Vale do Paraíba, no interior de São Paulo. Os produtores venceram a licitação promovida pela prefeitura entre os dias 4 e 30 de abril, na modalidade chamamento público. A iniciativa faz parte do programa Agricultura Familiar, que vai receber investimento de R$ 235.621,00 do governo municipal em 2024.
Além de contemplar os agricultores da cidade, o projeto garante uma alimentação saudável, com a oferta de verduras, frutas e legumes para os estudantes. “É um grande benefício à saúde nutricional de cerca de 1.800 alunos de 10 escolas municipais, da cidade e da zona rural de Paraibuna”, afirma o prefeito.
Um dos beneficiários do projeto é Osório Yuzo Niiyama, de 79 anos de idade. Ele trabalha há 37 anos como produtor rural no município e vai fornecer maracujás para a merenda escolar. “Esse programa é muito bom porque facilita bastante a venda. Temos uma garantia maior de receber pelos produtos entregues.”
De acordo com a nutricionista responsável pelo setor de merenda escolar da prefeitura, Aline Fernanda Almeida dos Santos, a agricultura familiar é responsável por boa parte do fornecimento de alimentos in natura às escolas municipais, entre eles a mandioca, o feijão, o tomate, a banana e a beterraba. “Todos esses alimentos são fundamentais para promovermos segurança alimentar e nutricional.”