Loading

Pesquisar

ELEIÇÕES 2022

Alexandre Kalil avança na disputa pelo governo de MG

Pesquisa mostra que o pré-candidato do PSD ao Governo de Minas Gerais diminuiu bastante a diferença em relação ao primeiro colocado. Kalil está com 28,4% das intenções de voto

21 de jun de 2022

O ex-prefeito Alexandre Kalil: “ainda é cedo” para se ter uma ideia concreta sobre a disposição dos eleitores.

Redação Scriptum com jornal Estado de Minas

O pré-candidato do PSD ao Governo de Minas Gerais, ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil, vem avançando rapidamente na corrida eleitoral. Pesquisa divulgada no final de semana pelo jornal Estado de Minas mostra que sua diferença em relação ao primeiro colocado, governador Romeu Zema, diminuiu de 29 para 17 pontos percentuais em relação ao levantamento anterior, em fevereiro.

A pesquisa do Instituto F5 Atualiza Dados, divulgada com exclusividade pelo Estado de Minas no sábado (18), mostra que Kalil agora está com 28,4% das intenções de voto. Zema, que tentará a reeleição, lidera as intenções de voto com 45,7%.

Ao comentar os números do levantamento, o ex-prefeito de BH disse ver o resultado com bons olhos, mas destacou que “ainda é cedo” para se ter uma ideia concreta sobre a disposição dos eleitores.

Os números divulgados são referentes à pesquisa estimulada, em que os entrevistados têm de opinar a partir de uma lista de pré-candidatos. Nesse cenário, há 10,5% de indecisos, 4,1% de potenciais votos brancos e nulos. A abstenção foi de 1%.

Em entrevista ao Estado de Minas, Domilson Coelho, diretor-executivo da F5 e pós-graduado em Ciência Política, disse que o crescimento de Kalil está relacionado com a formalização da aliança com Lula, pré-candidato ao Palácio do Planalto. “Já está explícito que Kalil é o candidato de Lula ao governo de Minas”, explicou.

“Ele deixou a Prefeitura de Belo Horizonte e intensificou as agendas políticas e partidárias. Kalil tem visitado todas as regiões do Estado, já está com discurso de candidato e tem construído alianças”, concluiu.

O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob os números MG-00062/2022 e BR-02909/2022. O nível de confiabilidade dos dados coletados é de 95%.

Informações Partidárias

Notícias